Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 04:41:33
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Inaugura nesta quarta-feira (10) a primeira Cooperativa de Reciclagem de Campo Largo

A abertura oficial da Recicla Campo Largo acontece às 9h, na sede da cooperativa - no Águas Claras - em uma solenidade aberta para cooperados, autoridades locais e representantes de empresas parceiras e do Instituto Recicleiros

Inaugura nesta quarta-feira (10) a primeira Cooperativa de Reciclagem de Campo Largo

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, inaugura nesta quarta-feira (10), a primeira cooperativa de reciclagem do Município. A Recicla Campo Largo fica localizada no bairro Águas Claras e poderá realizar o trabalho de recepção, triagem e destinação para reutilização e reciclagem de materiais reutilizáveis e recicláveis.

A solenidade de abertura acontece às 9h, na sede da cooperativa, e marcará a assinatura simbólica do Acordo de Cooperação Técnica entre o Município de Campo Largo, a Cooperativa Recicla Campo Largo e o Instituto Recicleiros - firmado no dia 21 de julho de 2022. O evento reunirá representantes das associações de reciclagem cadastradas na Prefeitura, representantes de empresas parceiras e do Instituto Recicleiros, além dos cooperados da Recicla Campo Largo e autoridades locais e de outras prefeituras da região metropolitana. 

A implantação da Cooperativa faz parte das ações do Programa Recicleiros Cidades, coordenado pelo Instituto Recicleiros e, que começou sua atuação em Campo Largo em 2019, por meio de um Edital, trazendo conhecimento técnico, conexões e investimentos para estabelecer uma nova forma de coleta seletiva e reciclagem, de maneira inclusiva e como política pública consolidada, dentro das diretrizes propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Recicla Campo Largo - Localizada no bairro Águas Claras, a primeira cooperativa de reciclagem de Campo Largo, conta hoje com 12 catadores e catadoras cooperados, podendo chegar até 30 profissionais por turno quando estiver em pleno funcionamento. Atualmente, são processados cerca de 7,5 toneladas por mês. A capacidade produtiva da nova unidade é de 277 toneladas/mês. A meta é atingir esse número até 2030.  

Programa de inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis de Campo Largo - Entre os objetivos principais do Programa, estão o aproveitamento dos resíduos recicláveis, o retorno de matérias primas à cadeia produtiva, a inclusão socioprodutiva e o reconhecimento dos catadores como elo importante na cadeia da reciclagem e o fortalecimento da comunidade enquanto corresponsável pelos resíduos e elo fundamental para o controle das ações.

Manejo de resíduos sólidos em Campo Largo - No Município, a coleta seletiva acontece desde 2007, tendo atualmente, toda demanda suprida com a atuação de três caminhões que trabalham em regime escalonado. Após a coleta realizada, os três caminhões destinam o material reciclável para quatro associações de catadores regularizadas pelo Município: Associação de Reciclagem Campolarguense, Associação de Reciclagem Lutar e Vencer, Associação Unidos da Reciclagem e Associação de Reciclagem Amigas do Meio Ambiente e agora, também para a Cooperativa Recicla Campo Largo. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária trabalha para integrar estrategicamente os serviços públicos de manejo de resíduos sólidos. O objetivo é reduzir custos e viabilizar condições de sustentabilidade. 

O acordo do Município com a  Cooperativa Recicla Campo Largo - que atua em rede com o Instituto Recicleiros - fortalece os elos da reciclagem, da inclusão social e gera  emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis de Campo Largo e região. 

Serviço:
Inauguração Cooperativa Recicla Campo Largo 
Data: 10/08 - Horário: 09h às 11h
Local: Cooperativa Recicla Campo Largo – Rua Alice Ferreira de Lima, 135 – Águas Claras, Campo Largo – PR