Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 01:26:07
EM CAMPO LARGO 13º | 23º
Geral

Colégio Sesi Campo Largo na final da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

No Paraná apenas oito equipes conquistaram vaga na fase final, sendo duas delas do Colégio Sesi Campo Largo

Colégio Sesi Campo Largo na final da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

A 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, organizada pela Unicamp, convidou seus participantes a debater e estudar a história nacional, por meio da leitura e interpretação de documentos, imagens e textos. Em 2022, mais de 18 mil equipes participaram da competição, realizando seis fases online sendo que, para a fase final presencial, apenas as 320 melhores equipes foram convocadas. No Paraná apenas oito equipes conquistaram vaga na fase final, sendo duas delas do Colégio Sesi Campo Largo, que representarão a cidade na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil, em Campinas, São Paulo, nos dias 20 e 21 de agosto.

Foram finalistas as seguintes equipes: Equipe Aespa, composta pelas alunas Mayara Sthefany Fernandes Leite, 1ª série Isabela Luana Machado Rigo – 1ª série e Valéria Custódio Melo  1ª série do Ensino Médio. Também a Equipe Mademoiselles, composta pelas alunas Talieny Leandra Rivabem - 3ª série, Gabriela Weber – 3ª série, Isabela Kuchanski – 3ª série do Ensino Médio. A professora orientadora foi a Juliane Moraes, o gerente de Educação Rafael Cury, coordenadora de Educação Bibiana Aparecida Rodrigues Gaspar e orientadora pedagógica Evane Sauer.

Quando esta competição foi criada, o objetivo era trazer para o âmbito das ciências humanas este tipo de atividade – uma olimpíada - para estimular o conhecimento e o estudo, talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolver os participantes em atividades de desafio construtivo. O conhecimento histórico é sem dúvida um dos mais importantes para a formação profissional e pessoal, e fundamental na construção da cidadania.

O formato original da Olimpíada é semelhante à metodologia diferenciada do Colégio Sesi Paraná, uma vez que é realizada por equipes compostas por quatro pessoas (três estudantes e o professor de História do colégio), estimula a pesquisa, o debate e a resolução de desafios, além de ser composta de questões interdisciplinares.

Composta por seis fases online, com a duração de uma semana cada uma, os alunos são levados ao debate e a pesquisa a fim de encontrarem a resposta mais adequada, já que pode existir mais de uma alternativa correta para cada questão, que deve ser respondida a partir da análise de fontes históricas e interpretação de textos.

Em cada fase as equipes ainda têm uma tarefa a ser realizada, que inclui a produção de textos de cunho historiográfico, envolvendo aspectos da história e cultura do Brasil, do seu Estado e do seu Município. Já a fase final, presencial é realizada na Unicamp, Campinas –SP, e é composta por questões dissertativas que devem ser respondidas a partir da análise de fontes históricas, sem o auxílio de pesquisas.

O Colégio Sesi Campo Largo participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil desde o ano de 2010, obtendo em todas suas participações excelentes resultados, chegando no mínimo à etapa semifinal. Neste ano de 2022, após concorrerem com mais de 18 mil equipes de todos os Estados do Brasil (mais de 500 equipes do Paraná), nossos alunos apresentaram excelência mais uma vez. As oito equipes do Sesi Campo Largo chegaram à fase semifinal, entre as 2223 classificadas para essa fase (apenas 36 equipes paranaenses), e duas delas conquistaram a vaga para a fase final presencial, entre as 320 melhores equipes do Brasil e entre as oito melhores do Paraná.