Inteligência artificial em pauta
O Paraná conta a partir de agora com uma lei específica sobre o uso ético, transparente e eficiente de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) pela administração pública estadual. O plano lançado pelo Governo do Estado aborda temas como princípios éticos, mecanismos de transparência e diretrizes regulatórias para o uso responsável da IA, em conformidade com princípios éticos e a legislação vigente, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ele também prevê uma série de medidas para capacitação dos servidores públicos, modernização da infraestrutura, estabelecimento de parcerias estratégicas.
Benefícios da IA
Dentro deste Plano, está a adoção da Inteligência Artificial para otimizar os serviços aos cidadãos, como a implantação de atendimento virtual em órgãos públicos e a análise preditiva (uso de dados para prever eventos futuros) em áreas como saúde, segurança e mobilidade urbana, uma tendência cada vez mais forte em diversas áreas do país e do mundo. Entre os benefícios da adoção desta postura está a transparência governamental, permitindo que a população compreenda melhor como os sistemas inteligentes tomam decisões que afetam seu cotidiano, algo que estava bastante desenhado e claro já na 6ª Smart City Expo, que aconteceu na última semana, em Curitiba.
É época de pinhão
A temporada de pinhão começou oficialmente nesta terça-feira (1º) no Paraná com a liberação, por parte do Instituto Água e Terra (IAT), da colheita, venda, transporte e armazenamento. Porém, de acordo com a legislação ambiental, apenas pinhões que tenham alcançado o completo processo de maturação podem ser comercializados. A multa em caso de desobediência é de R$ 300 a cada 50 quilos apreendidos (ou fração equivalente), além da responsabilização por crime ambiental. As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, podendo o alimento se tornar até tóxico para o consumo humano.
Onda de frio
Frente fria, massa de ar frio e ventos frios e úmidos vão mudar o tempo no Paraná nos próximos dias. Está prevista uma queda nas temperaturas mínimas para o próximo sábado (05), que chegará a 11º°C em Campo Largo. As temperaturas mais baixas do fim de semana devem ser registradas em Palmas (Sudoeste) e General Carneiro, no Sul. A partir da próxima semana, as temperaturas começam a baixar e se tornarem mais compatíveis com o que estamos habituados do outono.
Dando o que falar
Além das rodas de comentários na região central, também acabou indo para as redes sociais a situação de um “bar executivo” localizado no Centro, muito próximo a instituições de ensino. A preocupação dos responsáveis têm sido sobre o que o estabelecimento poderia passar de mensagem para crianças e jovens e alguns questionam sobre a permissão de instalação em uma área tão central.
Pra pensar na cama
“Toma cuidado com o homem de um só livro”, São Tomás de Aquino.
Opinião
Alça de Mira