Domingo às 01 de Fevereiro de 2026 às 11:40:15
Opinião

Alça de mira

Alça de mira

Regularize seu título de eleitor
Pessoas que não votaram nem justificaram a ausência nos três últimos pleitos devem buscar o Cartório Eleitoral de Campo Largo para regularizar o título de eleitor, até o dia 19 de maio. Caso não seja regularizado, o título será cancelado, o que pode impedir a participação nas próximas eleições, além da posse em concurso público e a obtenção do passaporte.  A regularização pode ser feita presencialmente em cartório, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, pelo autoatendimento eleitoral Título Net no portal da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título, para regularizar sua situação.

Transplantes
Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná lidera o País em doações de órgãos, com 42,3 doadores por milhão de população (pmp) em 2024 – mais que o dobro da média nacional, de 19,2 pmp. Esse é o principal indicador, que reflete a disponibilidade de doação. O Estado também lidera o indicador de doadores cujos órgãos foram efetivamente transplantados, com 36 pmp, contra 17,5 pmp da média nacional. Foram realizados 1.248 transplantes de córneas, 550 transplantes de rim, 304 de fígado, seis de pâncreas e 43 de coração no Paraná em 2024. Esse marco reflete não apenas números, mas histórias de solidariedade, amor ao próximo e esperança para centenas de pacientes que aguardam por um transplante.

Nota Paraná
O Governo do Paraná divulgou nesta semana o resultado de uma auditoria conduzida pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), que identificou que 616 das 1.860 entidades sociais participantes do Nota Paraná – cerca de um terço do total – cometeram algum tipo de irregularidade ao longo dos últimos anos e informou o bloqueio do acesso a recursos oriundos de doações de notas fiscais por essas instituições. Algumas das irregularidades são simples, como a falta de documentos ou de informações por algumas organizações, e podem ser facilmente corrigidas, com posterior desbloqueio dos recursos. Outras envolvem questões mais graves, incluindo violações às regras do programa, incongruências na prestação de contas e até tentativas de fraude.

Contratações
A Região Metropolitana de Curitiba registrou 84.825 admissões em fevereiro, de acordo com dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. No período, foram 69.707 demissões e saldo positivo de 15.118 empregos formais na região. A maior parte dos trabalhadores admitidos na região tem ensino médio completo (63,54%) e idade entre 18 a 24 anos (26,65%). Em relação ao gênero, 47,11% dos contratados eram mulheres, enquanto os homens representaram 52,89% das admissões. O comércio liderou com 32,50% das contratações, seguido por indústria, que respondeu por 25,83% dos novos postos de trabalho.

Pra pensar na cama
"O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo", Oscar Wilde.