Escola Solar
Com investimento de R$ 3,5 milhões, o Governo do Paraná concluiu em 2024 a instalação de usinas fotovoltaicas em 20 escolas da rede estadual de educação, no projeto chamado Escola Solar. Além dos ganhos ambientais e redução dos custos com energia elétrica, o programa promove conscientização para o uso de tecnologias limpas. A economia aos cofres públicos chegou a R$ 430 mil (comparativo dos gastos com energia entre 2023 e 2024), de acordo com levantamento do Paranaeducação (Preduc). Em Campo Largo, o colégio escolhido para receber o programa foi o Colégio Estadual Cívico-Militar 1º Centenário.
Resposta rápida
Em ação voltada ao combate a incêndios no Estado, foi entregue nesta terça-feira (15), em Curitiba, uma série de equipamentos para municípios próximos a áreas verdes que poderão ser acionados para atuação rápida. Campo Largo é uma das cidades contempladas e recebeu um kit picape com reservatório de água, motobomba e cisterna; um soprador costal e um kit de equipamentos e ferramentas, incluindo capacete, colete, luvas, óculos de proteção e outros equipamentos. Conforme informações publicadas pelo prefeito Mauricio Rivabem, dois servidores municipais foram certificados como Brigadistas Civis, ampliando a capacidade da cidade nas respostas em situações de emergência.
650 mil veículos
Conforme informações da concessionária Via Araucária, há uma estimava de fluxo de 650 mil veículos durante este feriado prolongado, com maior movimento na quinta-feira (17), a partir das 13h. Nas praças de pedágio, serão adotados, se necessário, o sistema “papa-filas”, no qual colaboradores identificados fazem a cobrança diretamente nas filas, agilizando a passagem. Em caso de necessidade, os viajantes podem acionar a concessionária pelo 0800 277 0 376, que funciona 24 horas. Entre os dias 17 e 22 de abril, a previsão é de um aumento significativo no tráfego, com o dobro de veículos circulando no trecho administrado pela Via Araucária. Confira os horários de pico: 17/04: 7h às 21h; 18/04: 7h às 13h; 20/04: 10h às 22h; 21/04: 7h às 17h. Para facilitar o fluxo de veículos no trecho, não haverá obras entre os dias 17 e 22 de abril.
Doe sangue
As unidades da Hemorrede no Paraná intensificam o apelo para a doação de sangue durante o período prolongado. O aumento de deslocamentos aponta para maior demanda por sangue devido ao número elevado de acidentes e emergências hospitalares. As doações devem ser feitas mediante agendamento prévio, por site ou por telefone, o que permite um planejamento mais eficaz, assegurando que todos os tipos sanguíneos estejam disponíveis quando necessário. Em Curitiba, o Hemepar estará aberto nos dias 17 e 19 (quinta e sábado) das 7h30 às 18h. Fechado nos dias 18 e 21.
Pra pensar na cama
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”, Gálatas 2:20.
Opinião
Alça de mira
