Sabado às 03 de Maio de 2025 às 03:05:42
Opinião

Alça de mira

Alça de mira

Dinheiro para projetos
O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, afirmou nesta terça-feira (29) que o Paraná tem recursos suficientes para apoiar o desenvolvimento dos municípios e pediu que os prefeitos apresentem bons projetos ao Governo do Estado. Disse ainda que os atuais gestores municipais encontram o Estado no melhor momento político e econômico, e que as prefeituras devem aproveitar os recursos disponíveis em diversas secretarias. Reafirmou que a Assembleia do Paraná devolverá R$ 500 milhões aos cofres do Estado neste ano, e que 100% desse valor será destinado às cidades paranaenses, conforme compromisso assumido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O deputado relatou que essa parceria já resultou em ações como o Asfalto Novo, o Vida Nova e o programa de construção de 300 creches.

Eleição de Comissão Permanente
Aconteceu na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Largo a eleição para a Comissão Permanente de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Conforme apuração da votação, foram eleitos para essa comissão os vereadores André Gabardo, Athos Martinez e Junior Andreassa. Foi aprovado por unanimidade também a criação da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Indicadores rurais
Foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campo Largo e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que tem como objetivo a produção de indicadores nos setores agropecuários e de abastecimento do município. Pesquisas locais já estão em andamento para reunir informações sobre o cenário atual de Campo Largo. Estão programadas visitas em 360 domicílios, sendo 80 deles em áreas rurais e 280 urbanos. As informações apuradas nos indicadores serão úteis para a formulação de políticas públicas que objetivam a promoção do desenvolvimento rural em Campo Largo.

Ruas mais perigosas
O jornal Tribuna do Paraná publicou uma matéria sobre as ruas mais perigosas da Região Metropolitana de Curitiba, e, sobre Campo Largo publicaram que a cidade registrou em três meses 243 acidentes de trânsito. Foram 42 pessoas feridas e uma situação de óbito no local. Destes acidentes, 13 foram na BR-277, 10 na Rua Engenheiro Tourinho, nove na Avenida dos Expedicionários, sete na Avenida Ayrton Senna e mais sete na Avenida do Centenário. Procuramos a Prefeitura de Campo Largo, que afirmou estar em constantemente empenho em tornar o trânsito mais seguro, o que inclui ações como sinalizações viárias horizontais e verticais, estudos em locais com maior registro de acidentes e campanhas de conscientização. Atualmente também está sendo realizado um estudo para a implantação de radares em pontos-chave da cidade.

Pra pensar na cama
"O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar", Sócrates.