A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, iniciou hoje (6) a campanha de educação e segurança no trânsito Maio Amarelo 2025. O evento de abertura foi realizado na Casa da Cultura, a partir das 13h30.
Criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a campanha Maio Amarelo nasceu com o objetivo de mobilizar a sociedade civil, governos e entidades para reduzir os acidentes e mortes no trânsito.
Em 2025 o movimento tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana” e por meio de palestras e uma peça de tetro, os estudantes que compareceram à abertura da campanha no município puderam aprender sobre a importância de termos um trânsito seguro.
“Estamos trazendo tecnologia, fazendo obras, mas o mais importante na segurança no trânsito é a conscientização dos nossos jovens e das nossas crianças,” afirmou o Prefeito Mauricio Rivabem. “As crianças são o futuro, o futuro que temos que educar desde cedo, torná-las exemplo para todos nós.”
Presenças
Além do Prefeito e da Vice-Prefeita Chrystiane Chemin, participaram da cerimônia de abertura da campanha Maio Amarelo 2025 o Presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Marcel Kuster Guimarães e os vereadores Victor Augusto Bini, Sargento Leandro Chrestani, Rogério Baumel (“Rogério das Tintas”), Paulo Rogério Alves (“Rogério da Aviação”) e João Adão Jaskievicz Júnior (“Júnior Polaco Preto”).
Também compareceram o Secretário de Ordem Pública, João Aparecido de Freita; o Secretário de Educação, Bruno Cézar da Cruz e o Presidente da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel), Rafael Rogiski.
Por fim, estiveram presente o diretor administrativo da Cocel e Observador Certificado do Observatório Nacional de Trânsito, Samir Moussa; o Comandante da Guarda Municipal, Marcos Leitão; o Tenente do Corpo de Bombeiros, Felipe Pacheco; o Delegado da Delegacia de Delitos de Trânsitos de Curitiba, Edgar Santana, que com sua equipe representou o Cetran-PR; o fundador do Observatório Nacional de Trânsito, Mauro Gil Meger; a Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise; o Observador Nacional de Trânsito de Curitiba, Edmilson Romualdo da Silva; e o responsável pela Orquestra Novas Histórias, Vitor Mendes.
Maio Amarelo
Visando reforçar a conscientizaçãodurante o mês de maio, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, com a colaboração da Guarda Municipal, da Guarda Mirim, do Deptran e dos Bombeiros, realizará diversos eventos.
Entre eles estão as blitzes educativas nas escolas do interior, a serem realizadas nas seguintes datas e locais:
09/05 - Escola Municipal Luiz Rivabem (Itambezinho);
14/05 - Escola Municipal Nicolau Morais de Castro (São Silvestre);
14/05 - Escola Rural Municipal São Pedro (São Pedro);
21/05 - Escola Municipal Augusto Pires de Paula (Três Córregos).
Abaixo você confere outros locais que receberão blitzes educativas:
08/05 - Itaqui;
15/05 - Avenida Natal Pigato, com presença do Prefeito Mauricio Rivabem (das 14h às 15h);
20/05 - Ferraria;
27/05 - Próximo a Móveis Campo Largo.
Por fim, a campanha Maio Amarelo terá outras ações de educação no trânsito. São elas:
23/05 - Praça do Museu - Simulado acidente de trânsito, organizado pelo Corpo de Bombeiro, em parceria com o SAMU);
24/05 - Prefeitura no Bairro (Jardim Meliane);
29/05 - Fechamento da campanha na Escola de Trânsito, a partir das 14h.
A Prefeitura de Campo Largo reforça o pedido para que tantos os motoristas quanto os pedestre tenham total atenção no trânsito, pois como defende a ONSV, devemos “fazer da responsabilidade individual uma prioridade coletiva.”