Terça-feira às 12 de Agosto de 2025 às 10:54:14
Política

Nove vereadores mirins eleitos nos colégios cívico-militares tomam posse na Câmara Municipal

Nove vereadores mirins eleitos nos colégios cívico-militares tomam posse na Câmara Municipal

Foi realizada nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Campo Largo, a solenidade de posse dos vereadores mirins eleitos nos colégios cívico-militares de Campo Largo, por meio do projeto Parlamento Jovem, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Os estudantes participaram das eleições promovidas nas instituições Colégio Estadual João XXIII, Colégio Estadual Macedo Soares e Colégio Estadual Cívico-Militar 1º Centenário realizadas ainda no mês de maio deste ano. 
Ao todo, foram eleitos nove representantes, sendo três de cada escola, por meio de votação direta entre os próprios estudantes, utilizando urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral. No CCM Macedo Soares foram eleitos Luan Salvador França, Maria Eduarda Rozanscki e Nathaly Miranda Inglês. No CCM João XXIII foram eleitos Luan Hilczyszen Sá, Eduardo Fidel Bora e Lucas Brandão Souza. No CCM 1º Centenário foram eleitos Renata Andrade Pereira, Milena César Barbosa e Laura Fraciano Prado. 
A vereadora mirim Renata Andrade Pereira, do Colégio Estadual Cívico-Militar 1º Centenário, a mais votada entre os eleitos, foi a responsável por abrir os trabalhos como presidente simbólica do Parlamento Jovem, sendo ela também a representante dos demais empossados com um discurso durante a solenidade.
O primeiro ato foi o juramento proferido pela vereadora mirim Renata, em seguida dos demais vereadores mirins e assinaram o livro. “Desejo a todos os vereadores um ótimo mandato, que realizem um trabalho com muita sabedoria e dedicação. Queria agradecer a presença de todos que proporcionaram a possibilidade de eu estar aqui. Prometo fazer de tudo para cumprir o que eu disse, com foco e determinação. Muito obrigada”, discursou a vereadora mirim Renata. 
Frederico de Almeida, chefe da Seção de Educação para Cidadania do TRE-PR, que atua diretamente neste projeto em todo o Estado, utilizou a tribuna da Câmara para ressaltar que quando tinha a idade deles, também participou de um dos primeiros projetos do Parlamento Jovem no Paraná e que mudou a vida dele. “Eu aprendi a me comunicar, a escrever, como participar da sociedade e fui estudar Direito. Estou muito feliz em hoje, dentro da Justiça Eleitoral, poder organizar esse projeto. Tivemos 42 mil pessoas envolvidas nele, em 72 cidades paranaenses, fazendo essa mesma atividade. Aproveitem essa oportunidade, pois ela pode mudar a vida de vocês.”
“É importantíssimo esse período, não só pela eleição ou pelo título, mas por poderem captar as informações necessárias para que possamos ter boas pessoas no futuro e quem sabe bons políticos. Vocês verão como é feita uma lei, os trâmites e o trabalho a ser feito”, completou o prefeito Mauricio Rivabem. 
O presidente da Câmara Municipal Alexandre Guimarães disse que este momento é de valorização da democracia, do sistema político e também a política em si, que é necessária. “É preciso construir novos líderes, nosso país precisa disso. A política caminha junto com a Educação na transformação da sociedade.”
O evento contou com apresentações dos estudantes das instituições de ensino e reuniu os vereadores campo-larguenses, prefeito Mauricio Rivabem, representantes do Núcleo Regional de Educação, diretores e profissionais da Educação das instituições, Fórum Eleitoral de Campo Largo e Frederico de Almeida, chefe da Seção de Educação para Cidadania do TRE-PR. 

Mandato 
O mandato dos vereadores mirins terá duração aproximada de cinco meses. Nas próximas semanas, os estudantes darão início ao trabalho legislativo com uma série de atividades formativas, incluindo encontros com o departamento jurídico da Câmara e palestras sobre o funcionamento do Legislativo e o processo de elaboração das leis.
Ao final do projeto, os alunos deverão apresentar uma sugestão de projeto de lei, que será analisada pelos parlamentares da Casa.

Fotos: Fotopar