Domingo às 01 de Fevereiro de 2026 às 11:36:10
Geral

Busca por liberdade e dignidade é tema do espetáculo “Chão desce, alma sobe”

Busca por liberdade e dignidade é tema do espetáculo “Chão desce, alma sobe”

O Grupo Passos, composto por talentos das Oficinas da Casa da Cultura de Campo Largo, está pronto para emocionar o público com sua mais nova produção. Estreia nos palcos do principal espaço cultural do município o espetáculo "Chão Desce Alma Sobe", uma reflexão contemporânea intensa que aborda temas de não pertencimento, exclusão, metamorfose e o grito sufocado dos invisíveis.

A peça foi escrita e dirigida por Thiago Thião, marcando sua estreia em um grande espetáculo teatral, e é o segundo trabalho do grupo. A montagem promete uma experiência visual e sonora marcante, convidando a plateia a refletir sobre a busca por dignidade e a libertação, onde "cada batida de asa é também um chamado à esperança".

Este espetáculo é fruto de um trabalho de criação coletiva que durou cerca de seis meses, nascido de um "mergulho profundo no estranho, no deslocado e em tudo aquilo que habita as margens", conta Thiago Thião. O processo de montagem explorou a questão do não pertencimento como uma força tanto destrutiva quanto libertadora, utilizando técnicas de realismo poético e coralidade cênica.

O elenco atua sob a assistência de direção de Victor Lucas Oliver e concentrou-se em pesquisas e improvisações para construir imagens poéticas, a partir do texto original. A musicalidade é um pilar da obra, com quase todos os ensaios orientados por uma "música guia". 

Sob a direção musical de Lucas Henning, a peça conta com um repertório que inclui músicas autorais e releituras de grandes clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), costurando uma narrativa intensa e lírica. A musicalidade, unida a diálogos, luz, cenário e figurino, garante um espetáculo de dramaturgia completa.

 O público será convidado a uma experiência sensorial e simbólica. "Chão Desce Alma Sobe" utiliza elementos da cultura popular, da religiosidade e do fantástico para tratar de temas delicados que permeiam o cotidiano da sociedade contemporânea.

A entrada é gratuita e aberta ao público, com classificação indicativa de 14 anos, mas as vagas são limitadas devido à capacidade de público. A apresentação terá tradução em Libras no dia 25 de outubro (sábado).

O projeto é realizado com financiamento via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura - Ministério da Cultura, e foi aprovado pela Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

FICHA TÉCNICA:

Direção e dramaturgia: Thiago Thião
Assistente de Direção: Victor Lucas Oliver
Elenco: Jhonatan Nascimento, Lucas Garcia, Natali Cruz e Victor Lucas Oliver
Direção musical: Lucas Henning
Preparação Vocal: Ana Melo
Iluminação: Giordano Zel
Mascareiro: Bruno Wozniack
Produção Executiva e Figurino: Hevellin Braga
Assistente de Produção: Letícia Mendes
Design e artes gráficas: Afonso Kopperman
Fotógrafo: Felipe Moura
Assessoria de imprensa: Igor Horbach
Cenografia: Coletivo
Interprete de Libras: Lorena Baika
Apoio: Grupo Passos

Compartilhe com amigos e familiares mais essa produção criada e produzida em Campo Largo. Prestigie a arte local!

SERVIÇO:

 

“Chão desce alma sobe”
Datas: 23 a 26 de outubro
Horário: 20h
Local: Casa da Cultura de Campo Largo
Endereço: Rua do Centenário, 2011, Centro
Entrada gratuita
Interpretação em Libras no dia 25 de outubro
Classificação Indicativa: 14 anos
Mais informações: instagram do Grupo Passos