A Prefeitura de Campo Largo, por meio do departamento de Proteção Animal vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), informa que será realizado no município uma Estimativa Populacional de Cães e Gatos. A partir do dia 12 de janeiro de 2026, agentes de campo contratados pela Prefeitura estarão nas ruas, percorrendo a maior parte dos bairros, aplicando um questionário rápido aos moradores. A previsão é de que as coletas de informações ocorram até o mês de abril de 2026, aproximadamente.
Esta atividade nas ruas é a etapa de campo da Estimativa Populacional do município que é um estudo técnico que utiliza amostragem estatística e aplicação de questionários domiciliares para determinar, com precisão, quantos cães e gatos existem na cidade.
Diferente de um censo, que busca visitar todos os domicílios, a estimativa trabalha com setores e residências selecionados de forma científica, permitindo resultados confiáveis, com menor custo e maior eficiência.
“A estimativa populacional de cães e gatos é uma ferramenta fundamental para que o município consiga planejar melhor suas ações voltadas à saúde pública e ao bem-estar animal. A partir desses dados, conseguimos entender a realidade da nossa cidade, identificar demandas reais e direcionar políticas públicas de forma mais eficiente e responsável. Esse trabalho só é possível com a participação da população, por meio do fornecimento de informações sinceras e confiáveis durante a aplicação dos questionários”, explica a diretora do Departamento de Proteção Animal, Jaqueline Chibicheski.
Importante
Para realizar esse levantamento os agentes censitários estarão identificados com colete e crachá de identificação. Receba o agente em sua residência quando ele chamar, participe e responda o questionário. Porém, a SMMA orienta que o faça apenas se o agente estiver devidamente identificado, com colete e crachá à vista.
“Reforçamos que a colaboração dos moradores é essencial para que o município tenha uma visão ampla e realista da população animal, possibilitando ações mais assertivas e eficazes”, finaliza o secretário de Meio Ambiente, Thiago de Lima Teixeira.
Também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estará à disposição da população para mais informações pelo telefone (41) 3291-5137.