O último mutirão de emprego do ano na Agência do Trabalhador está marcado para esta sexta-feira, dia 19, das 9h às 16h. Entre as oportunidades estão vagas para auxiliar de expedição, empacotador, operador de caixa, açougueiro, e servente de limpeza. O atendimento é por ordem de chegada, e os candidatos devem levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Também há outras vagas de emprego disponíveis.
Esse será o terceiro realizado para buscar preencher vagas em supermercados da cidade. O foco da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação é intensificar estes mutirões de emprego para o próximo ano e ampliar a oferta de cursos especializados para atender à demanda do mercado local. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Parolin Teixeira, o trabalho da Agência já apresenta resultados significativos: o município alcança a marca de 40% das vagas de emprego geradas na cidade preenchidas por meio da Agência do Trabalhador.
Para melhorar ainda mais esse índice, a Secretaria planeja iniciar janeiro com mais mutirões e novos cursos. A estratégia inclui buscar parcerias com empresas grandes da cidade para oferecer vagas atrativas e mais abrangentes. Além disso, a divulgação será intensificada em associações de bairros, Igrejas e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para buscar profissionais, analisar seus perfis e mapear a necessidade de qualificação a ser oferecida.
A Secretaria já tem intensificado o número de cursos. Pedro cita que o de Solda teve um resultado bem expressivo e tem sido uma função muito procurada e valorizada pelo mercado. Outras áreas que chamaram atenção foram Auxiliar Administrativo e cursos de prototipagem 3D. Recentemente, uma reunião com o Chefe do Núcleo Regional do Trabalho do Governo do Paraná, Alexandre David de Lara, resultou na obtenção de um carro para agilizar e otimizar o trabalho da Agência do Trabalhador de Campo Largo, reforçando o apoio logístico às operações.
Qualifica Paraná - A grande novidade para o próximo ano é o alinhamento do projeto Qualifica Paraná 2025, que foi conquistado por intermédio do vereador Sensei Clóvis. Essa iniciativa do Governo do Estado do Paraná, implementada pela Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR/PR) em parceria com o Senai/PR, utilizará Unidades Móveis para fornecer capacitação presencial. Os cursos previstos pelo projeto incluem Operador de Máquinas, Gestão de Qualidade de Produção e Manutenção Industrial.
As inscrições já estão disponíveis pelo site do Senai. Cada curso de capacitação terá uma carga horária de 96 horas e incluirá 8h complementares focadas na preparação para o mercado de trabalho, abrangendo temas como o reconhecimento de desafios do mundo do trabalho, identificação de oportunidades e etapas de processo seletivo,.
Um diferencial importante é o subsídio oferecido aos participantes: o projeto conta com um subsídio de R$ 42,00 por dia de aula, podendo totalizar até R$ 1.008,00, auxiliando os cidadãos com eventuais custos de transporte e alimentação. Para participar, é preciso ter mais de 16 anos (exceto para Instalação Elétrica e Soldagem, onde a idade mínima é 18 anos), escolaridade mínima de ensino fundamental completo e residir no Paraná.
A Agência do Trabalhador de Campo Largo está localizada na Avenida Vereador Arlindo Chemin, 95, Centro - na esquina com a Rua Dom Pedro II - (41) 3136-0007.
Geral
Mutirão de emprego segue nesta sexta (19) e será intensificada no próximo ano