Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 02:58:18
Geral

Aberto o chamamento para Exposições de Artes Visuais em 2026

Aberto o chamamento para Exposições de Artes Visuais em 2026

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), divulga as inscrições gratuitas para artistas e agentes culturais interessados em realizar exposições de artes visuais nos espaços públicos do município durante o ano de 2026. O chamamento, publicado no Diário Oficial nº 3082 em 18 de dezembro de 2025, oferece dois equipamentos culturais e prevê a seleção de até 50 projetos.?

As exposições poderão ser realizadas no Hall e no Salão de Exposições da Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi, bem como no Museu Histórico de Campo Largo, localizado na Praça Dr. Getúlio Dornelles Vargas.

Programadas para ocorrer em 18 períodos diferentes ao longo do ano, com duração entre 10 e 20 dias cada, as exposições começam em fevereiro e se estendem até dezembro de 2026.?

 

Inscrição

Para se inscrever, os artistas precisam ser maiores de 18 anos e não será exigido experiência prévia em exposições. A inscrição aceita propostas em diversas modalidades, incluindo desenho, pintura, fotografia, escultura, audiovisual, artesanato, artes cênicas, cultura popular e tradicional, cultura africana, cultura indígena, literatura, multilinguagem, museologia, música, patrimônio cultural, pesquisa e preservação.?

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online através do formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/GREyY9reoSHYrZ7y9, ou presencialmente na SMCT, na Rua Sete de Setembro, nº 1320, Centro. O período de inscrições estará disponível até 19 de janeiro de 2026, tanto online quanto presencialmente.

Cada interessado poderá inscrever apenas uma proposta, devendo apresentar os seguintes documentos e informações: Título do projeto; Release da exposição, com informações gerais sobre o conceito da mostra; Formato da exposição, descrevendo a proposta expositiva e a disposição das obras; Ficha técnica, com número de obras, estilos e técnicas; Currículo resumido do proponente; Portfólio do proponente, com trabalhos, imagens das obras e histórico de exposições, se houver; Imagens das obras que compõem a proposta, com no mínimo três trabalhos; Autorizações de uso de obras de terceiros, quando houver.

 

Processo seletivo

A seleção será realizada por uma Comissão composta por membros da SMCT, que avaliará critérios como criatividade, qualidade estética, essência didática e cultural, adequação aos espaços físicos, interesse público, viabilidade de realização e envolvimento da população. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 21 de janeiro de 2026 e resultado final em 26 de janeiro.?

Como contrapartida, os proponentes selecionados deverão realizar a exposição pública e gratuita pelo período mínimo de dez dias, além de doar uma obra para compor o acervo da SMCT. A Secretaria será responsável pela divulgação institucional dos projetos, enquanto o transporte, montagem, desmontagem e segurança das obras ficam a cargo do proponente.