Na noite de 28 de abril — Dia Mundial da Educação —, a Escola Municipal Anchieta foi palco de uma celebração que reuniu mais de 300 pessoas, entre famílias, educadores e representantes das comunidades escolares de Campo Largo. A data, símbolo do compromisso global pela universalização do ensino, foi escolhida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para marcar o lançamento da edição 2026 do Programa Leitura Mágica e apresentar à cidade um balanço das ações educacionais do município.
A noite foi aberta como uma programação, que combinou encantamento e responsabilidade com uma apresentação teatral que entrelaçou os universos de Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos. Na sequência, houve a entrega simbólica ao prefeito Mauricio Rivabem da nova maleta do Programa, representando o investimento de R$ 7 milhões em recursos próprios para o ano letivo de 2026.
Leitura Mágica 2026
As maletas, que contam com broches personalizados e uma "sacochila" para os estudantes levarem seus livros da escola para casa, estão sendo distribuídas em todas as instituições da rede municipal. Além de trazer livros com temáticas de inclusão e ações antirracistas, este ano a grande novidade do programa é a distribuição de livros para estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). "Esta novidade significa valorização e inclusão", afirma a coordenadora da EJA, Patrícia Araújo. “É a oportunidade de nossos alunos terem, de fato, uma nova vivência."
De acordo com a coordenadora do Leitura Mágica, Ariane Valente Rogiski, os livros foram escolhidos pela equipe da SME pela qualidade. “Além de incentivar a leitura das nossas crianças, a importância do programa é ampliar o repertório literário”, defende.
Essa opinião é compartilhada pela professora da E.M. Dona Fina, Letícia do Nascimento Ferreira. “Acredito que o programa da Leitura Mágica tem um poder de transformar o repertório das crianças, bem como atribuir novos conhecimentos, tanto no aspecto intelectual quanto na oralidade, ampliando o desenvolvimento de cada criança. Além de oportunizar novos repertórios até mesmo para aquelas crianças que têm um acesso um pouco mais limitado à leitura”, conclui.
Prestação de contas
Durante o evento, o secretário municipal de Educação, Bruno Cézar, reafirmou os quatro pilares que orientam a SME de Campo Largo: Gestão de Pessoas, Gestão Estrutural, Gestão de Recursos, Programas e Serviços e Gestão Técnico-Pedagógica. Ele também apresentou os principais resultados alcançados em 2026:
Formação continuada: 123 encontros ao longo do ano, totalizando 394 horas de capacitação para os profissionais da Educação;
Quadro de servidores: 2.900 no total (magistério e demais funções), com 514 novas contratações em 2025;
Apoio à comunidade escolar: 481 atendimentos realizados pela Divisão de Atendimento e Apoio à Comunidade Escolar (DAACE);
Infraestrutura: como parte do Programa Concretize, dos 70 equipamentos públicos sob responsabilidade da SME, foram abertos 1.596 pedidos de manutenção em 2025, sendo 1.317 concluídos, 39 em andamento e 180 planejados;
Uniformes escolares: investimento de R$ 9 milhões pelo Programa Prontos para a Escola (Lei Municipal n.º 2849/2017);
Alimentação escolar: 25 mil refeições entregues por dia pelo PNAE (Lei Federal n.º 11947/2009);
Transporte escolar: 9,3 mil estudantes atendidos em 152 linhas, percorrendo 9,5 mil km (PNATE — Lei Federal n.º 10880/2004);
Educação Especial: o Projeto Incluir+, implantado em 2025, criou o Departamento de Educação Especial e Inclusão Escolar, ampliou as Salas de Recursos Multifuncionais em todas as escolas e elevou o número de assistentes de apoio educacional de 137 para 401 profissionais.
“Esse é também um momento de prestação de contas, apresentar ao munícipe e a toda a comunidade escolar das nossas instituições, em que momento a educação municipal está. O que estamos fazendo, o que estamos desenvolvendo e o que pretendemos entregar ainda neste ano”, explicou Bruno Cézar.
Avanços
Os resultados pedagógicos acompanham o crescimento estrutural da secretaria. Na Prova Mais Paraná (5º ano - Matemática), 71% dos alunos da rede municipal alcançaram aprendizado adequado em 2025, frente a 66% em 2023 e 62% em 2024. A proficiência média também subiu: de 240,19 (2023) para 246,23 (2024), chegando a 250,29 em 2025.
Também merece destaque o Índice de Fluência Leitora (IFL), que saltou de 6,2 para 7,2 entre 2024 e 2025, e o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), que superou a meta prevista para Campo Largo: 77% das crianças estavam alfabetizadas ao concluir o 2º ano do Ensino Fundamental, alcançando em 2025 uma meta que estava projetada apenas para 2027.
Foto: Ruben Bueno