Domingo às 19 de Maio de 2024 às 01:22:03
EM CAMPO LARGO 12º | 18º
Geral

Médica de Campo Largo recebe o Prêmio Anita Garibaldi

A geriatra Valderez Parolin Teixeira foi homenageada com o Prêmio Anita Garibaldi, na categoria Saúde e Medicina.

Médica de Campo Largo  recebe o Prêmio Anita Garibaldi



A geriatra Valderez Parolin Teixeira foi homenageada com o Prêmio Anita Garibaldi, na categoria Saúde e Medicina. A cerimônia foi realizada no Palácio Garibaldi, em Curitiba, como forma de valorizar as mulheres descendentes de italianos que contribuem para as comunidades em que atuam. Ao todo, 11 mulheres foram premiadas.
O então presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, Benoni Constante Manfrin, que nessa solenidade passou o cargo à ex-governadora Cida Borghetti, destacou que o prêmio nasceu como uma forma de valorização. “O mundo tem sido muito cruel, a violência tem afetado tanto as mulheres que sentimos a necessidade de mostrar que nós precisamos valorizá-las porque são, realmente, heroínas. Foi uma honra fazer essa homenagem”, comentou ele.
Formada pela Universidade Federal do Paraná, Valderez é coautora do livro Antologia do Centro de Letras de Campo Largo, também já ocupou o cargo de vice-prefeita da cidade e tem uma vida dedicada à Medicina. “Não esperava que eles estivessem acompanhando o meu trabalho. Focaram na mulher dentro da sociedade e como pilar da família, foi uma boa experiência. Os italianos valorizam muito a mulher como mãe”, comenta Valderez. “Eu me sinto muito honrada e feliz porque nós somos as pioneiras e esse é um evento pioneiro. Nós estamos aqui honrando os nossos ancestrais, que plantaram uma semente e que viveram aqui, e transmitindo para eles tudo o que deve ser transmitido em termos de trabalho, de ética e de tradição”, destacou.
Também esteve presente no evento o pai de Valderez, o médico Darley Antonio Parolin. “Eu tive uma felicidade imensa de criar três filhos maravilhosos: a Valderez, a Márcia e o Gino. A Valderez foi a única que seguiu a minha profissão. Um orgulho imenso, não podia ser de outra maneira. Ela tem um tino certo para ser geriatra. Médico qualquer um pode ser, mas geriatra tem que ter vocação”, declara.
Ela explica que a cerimônia marcou o encerramento do mês italiano comemorado no Garibaldi. “Foi uma sequência de comemorações, reconstituíram a casa, abriram para o público em geral, fizeram apresentações culturais, jantar com chefs especializados em comidas italianas e harmonizado com vinhos de vinícola italiana da região. Foram várias ações durante o mês”.

Palácio Garibaldi
A Sociedade Garibaldi foi fundada em 1883 e nasceu da ideia de reunir os imigrantes italianos em Curitiba, sob o mesmo ideal que levou Giuseppe Garibaldi a lutar pela unificação da Itália e pela Revolução Farroupilha no Brasil. A Sede da Sociedade Garibaldi, na Praça Garibaldi em Curitiba, foi projetada por Ernesto Guaita, engenheiro e agente consular da Itália, natural de Turim, radicado em Curitiba.
Iniciada em 1887, a construção do Palácio Giuseppe Garibaldi foi concluída em 1904. Já a fachada de estilo neoclássico só ficou pronta em 1932, uma obra do arquiteto João de Mio, o mesmo arquiteto da Igreja de São Pedro.
Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, o Palácio foi desapropriado pelo governo e serviu como sede do Tribunal Regional Eleitoral e Palácio da Justiça. Em 1962 o Palácio foi devolvido à Sociedade e em 1988 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, continuando a ser a sede da Sociedade Garibaldi.