Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 06:32:02
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Geral

Conhecendo a Síndrome de Asperger 18/07/2013

Conhecendo a  Síndrome de Asperger 18/07/2013

18/07/2013

Comentando o caso do jovem que abriu fogo em uma escola nos Estados Unidos, matando 27 pessoas, sendo 20 crianças, no dia 14 de dezembro, uma profissional psicóloga mencionou que o jovem em questão poderia possuir a Síndrome de Asperger e, neste sentido, deu a entender que a doença poderia estar relacionada à psicopatia.Indignados, pais de crianças com a síndrome usaram a internet para criticar as declarações da profissional, pois a agressividade não representa a pessoa com Asperger.

Através desse caso, ocorrido no programa dominical do Faustão, percebeu-se o quanto ainda é desconhecidoas características das pessoas possuidoras da Síndrome de Asperger e o quanto esse assunto ainda é oculto para aqueles que não acompanham de perto um possuidor destetranstorno resultante de uma desordem genética, que apresenta algumas semelhanças com relação ao autismo.
Crianças com o transtorno, contudo, não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento da fala e nem sofrem com comprometimento cognitivo grave. Pelo contrário, costumam escolher temas de interesse, que podem ser únicos por longos períodos de tempo e, por isso, habilidades incomuns são bastantes presentes em crianças com essa síndrome. São crianças com dificuldade de sociabilização, linguagem rebuscada para a idade e, por vezes, apresentam atos motores repetitivos (tiques).
Entre as características mais comuns podemos destacar:
Déficit de comportamento social;
Interesses limitados;
Comportamentos rotineiros;
Peculiaridade do discurso e da linguagem;
Perturbação na comunicação não verbal;
Descoordenação motora.

Como consequência destas dificuldades, os portadores de Síndrome de Asperger acabam por se isolar e limitar os seus interesses, atitude que prejudica ainda mais a sua relação com o outro.
Dessa forma, o diagnóstico precoce é essencial para proporcionar a essas crianças os recursos necessários e a que têm direito e que lhes permita atingir o seu potencial, o qual muitas vezes é extraordinário.

Além disso, pais e familiares são geralmente estudiosos muito comprometidos dessa síndrome e alavancam o desenvolvimento de seus filhos com Asperger através de estímulos que lhes auxiliam, tendo em vista ainda que conhecem peculiaridades de seus filhos que independem de sua síndrome.