Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 11:48:52
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Geral

Meu filho quer um celular: e agora? 03/10/2013

Meu filho quer um celular: e agora? 03/10/2013

03/10/2013

Seu filho mal saiu das fraldas e já está lhe pedindo um celular? Não fique de cabelos brancos por isso. Essa é uma etapa que deve sim ser muito bem pensada e planejada na vida de uma criança, mas com consciência tudo acaba bem. Além disso, muitos pais acabam simpatizando com a ideia quando pensam no acesso fácil e rápido que terão aos seus pequeninos.

Há muito que podemos controlar os gastos desse aparelhinho que vicia. É só determinar o valor de créditos que deseja inserir por mês. Nesse cenário, é possível estabelecer quanto tempo o seu queridinho vai poder falar saindo do seu bolso. O problema que muitos pais enfrentam hoje é não saber dizer não para os filhos. Ou seja: quando os créditos acabarem, significa que só poderá fazer ligações no mês seguinte.Considero situar o valor a ser consumido importante independente de você ter bastante ou pouco dinheiro, tendo em vista que não é saudável uma criança ou adolescente gastar valores imensuráveis sem saber o trabalho que deu para ganhar esse dinheiro.

Ainda que o dinheiro reja as nossas vidas, e que ensinar os menores a valorizá-lo seja crucial, acredito que a internet é o pilar mais delicado dessa tecnologia. Afinal, sabemos que o uso da mesma deve ser ponderado e que dominar esse uso é um dever dos pais,mas quando se trata do celular, fica tudo mais fácil. No banheiro, na calada da noite ou até na escola o adolescente pode se utilizar de seu novo amigo para acessar conteúdos desapropriados para a sua idade. Dessa forma, sugiro que o primeiro telefone não tenha esse mundo a ser desbravado (caso o objetivo seja somente falar com seu filho).

Assim, quando acreditar que o jovem (não mais pequenino) está maduro o suficiente para acessar tudo que existe de informação ao seu dispor acredita-se ser uma boa idade para ter um celular com internet.
Ainda, é necessário que os pais entendam que na infância a criança não sabe o risco que corre ao atender a ligação de um desconhecido. Para os pais que encaram o celular uma segurança extra no controle dos filhos, é recomendado ter um aparelho a mais, de preferência pré-pago, para emprestar a eles em casos específicos.

Ao cabo, a maioria das escolas não permite o uso do aparelho dentro da sala de aula, claro. Então, avalie se é mesmo necessário permitir que ele carregue mais esse peso na mochila. Caso seja, oriente-o para que só faça e atenda chamadas no intervalo ou no horário da saída.