Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 10:04:06
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Ginásio de Esportes Romano Zanlorenzi traz esporte e qualidade de vida à comunidade

Modalidades esportivas são oferecidas gratuitamente no espaço que ainda contempla escola de futebol e vôlei a todos os interessados.

Ginásio de Esportes Romano Zanlorenzi traz esporte e qualidade de vida à comunidade

Um ginásio de esportes onde a prática esportiva é tida como agente transformador social – é a feliz realidade do Ginásio de Esportes Romano Zanlorenzi, no bairro Itaqui, coordenado por Adir Ferreira, com a ajuda de “seu braço direito”, Agda Ximenes.

Aberto à comunidade das 8h às 22h, mais de 100 crianças e adolescentes praticam esporte com auxílio de professores disponibilizados pelo Executivo, em diversas modalidades como a ginástica rítmica, futebol, basquetebol, tênis de mesa, vôlei, dentre outras.

Agda, que já atua no Departamento de Esportes há seis anos, ressalta a importância de investir no esporte, especialmente com os menores, em contra- turno escolar, visando uma reestruturação social e fomento das modalidades esportivas para futuras profissionalizações.

O Ginásio Romano Zanlorenzi foi inaugurado em 1986 e é referência pela sua organização, limpeza e, especialmente, comprometimento dos funcionários locais com as atividades desenvolvidas – é notável a preocupação dos responsáveis em relação ao conforto e ao bem-estar dos jovens que ali circulam diariamente.

Todo o ginásio contempla uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, com estacionamento próprio, banheiros adaptados para banho, cozinha, secretaria e espaço para limpeza dos uniformes dos atletas; os ambientes são zelados pelo cuidadoso colaborador Sr. Davi Rodrigues, que, com muita presteza, mantém a limpeza e a organização de todo o espaço.

Um pedido foi feito ao Departamento de Esportes para uma melhor reestruturação do ginásio com a compra de computadores e equipamentos esportivos em prol da qualidade dos serviços prestados. Uma parceria foi realizada com as escolas no entorno, disponibilizando as práticas esportivas aos alunos da rede de ensino local, através da intenção de se realizar campeonatos internos.

Agda destaca que, periodicamente realiza, por conta própria, reuniões com os pais dos frequentadores do ginásio, explicando a metodologia e didática de ensino e ressaltando a importância do acompanhamento dos mesmos nas atividades de seus filhos - “muitas vezes vejo nossos jovens ao lado de fora do portão do ginásio com os amigos e os convido para entrarem, participar de nossas atividades. O mais importante é orientá-los quanto à aptidão e resultados no esporte. Neste sentido, reforço que é necessário ficar longe das drogas, uma vez que essas substâncias influenciam diretamente o desempenho nas práticas esportivas”, emenda a colaboradora.

O ginásio também oferece aulas especiais de ginástica à terceira idade, como incentivo à melhoria da qualidade de vida da melhor idade.

 
SERVIÇOS:
Ginásio de Esportes Romano Zanlorenzi
Rua Pernambuco, 55, Vila Itaqui
Contato: (41) 3292-7478
Atendimento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h