Sabado às 27 de Abril de 2024 às 12:20:25
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Segunda etapa da Copa Paraná de Ranch Sorting será neste sábado

Ranch Sorting é uma nova modalidade esportiva e vem sendo praticado há um ano e meio em Campo Largo, com destaque para Diego Resnauer e Diego Ribas.

Segunda etapa da Copa Paraná de Ranch Sorting será neste sábado

Neste sábado (08) acontece no DR Ranch, na Colônia Cristina, a segunda etapa do campeonato de Ranch Sorting, conhecido regionalmente como Tira Boi. Terá a presença de cavaleiros da região - Ponta Grossa, Palmeira, Piraquara e Araucária.

Essa modalidade esportiva é nova, mas está conquistando adeptos em todo o mundo, inclusive em Campo Largo. Na cidade o esporte já vem sendo praticado há um ano e meio e já conta com três lugares para a prática.

Estão se destacando na região os campo-larguenses Diego Resnauer e Diego Ribas. Resnauer ganhou duas das cinco etapas do Campeonato Paranaense de Ranch Sorting oficial da ABQM na categoria Amador Principiante, venceu em Maringá e Ponta Grossa. Ribas conquistou o segundo lugar em Maringá.

O Ranch Sorting, como a maioria das provas equestres, é derivado do dia-a-dia do manejo de gado nas fazendas. A pista é composta por dois redondéis, onde em um deles ficam 12 bois, onde dez deles são marcados com uma faixa com o seu número que vai de 0 a 9 e os outros dois bois sem número são chamados de coringas. A prova é feita em duplas de cavaleiros e durante a prova o juiz sorteia um número de 0 a 9 e a dupla tem 60 segundos para separar o boi que foi sorteado para o outro lado.

“Ele é conhecido como o esporte da família, pois qualquer um pode entrar e começar sem um treino prévio. Na Associação dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha existe uma categoria que é chamada Família, onde devem correr um pai e um filho ou filha, ou mãe e filho ou filha, ou irmãos, justamente para incentivar a participação da família toda. A categoria feminina vem crescendo bastante”, conta Diego Resnauer, praticante do esporte.

As inscrições para este final de semana podem ser feitas pelo site sgpsistema.com.br ou no dia até o momento do início da categoria.