Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 11:44:54
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Geral

Centelha do Fogo Simbólico da Pátria em Campo Largo

Centelha do Fogo Simbólico da Pátria em Campo Largo

Campo Largo foi uma das três cidades paranaenses escolhidas para receber, nesta segunda-feira, 4 de setembro, a Centelha do Fogo Simbólico da Pátria, importante símbolo de patriotismo aos campo-larguenses. A solenidade de entrega começa em Curitiba, quando o comandante geral da Polícia Militar do Paraná entregará ao comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, de Campo Largo, capitão Alves, a Centelha que será transportada com escolta policial até a cidade.

Ao chegar à cidade, a Centelha será entregue pelo comandante militar ao prefeito Marcelo Puppi, solenidade que está marcada para as 16 horas, no gabinete do prefeito. Nesse momento o prefeito acenderá a “Pira”, que marcará o recebimento do Fogo Simbólico da Pátria, pelos campo-larguenses.

Ainda como parte da solenidade, o capitão Alves entregará ao prefeito Marcelo Puppi a Medalha da Independência, honraria que é entregue aos prefeitos que recebem a Centelha do Fogo Simbólico da Pátria.

No final da solenidade, o prefeito entrega a Centelha novamente ao capitão Alves, que a levará até o quartel da 3ª Cia., onde acenderá outra pira. No dia seguinte (05), terça-feira, às 16 horas, o Comando da 3ª Cia. fará chegar o Fogo Simbólico ao Comando do Corpo de  Bombeiros, onde uma pira será acesa até o dia seguinte, 6 de setembro, quando em nova carreata será entregue no comando da Guarda Municipal.

Ali novamente uma pira será acesa, permanecendo até a manhã do dia Sete de Setembro quando, às 8h45min., entrará na Avenida do Centenário, e será novamente entregue ao prefeito Marcelo Puppi, a quem caberá o acendimento da Pira, para a abertura do desfile em comemoração à Independência do Brasil. No final do desfile será realizada a cerimônia inversa, quando a chama da pira é apagada.