Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 12:59:58
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Geral

Pagamento do 13º deve ser organizado para não pesar aos empresários

A orientação aos empresários é que se tenha uma reserva de 30% do valor da Folha de Pagamento ainda neste mês

Pagamento do 13º deve ser organizado para não pesar aos empresários

O 13º salário, tão esperado pelos funcionários, muitas vezes é motivo de preocupação aos empresários, que veem suas despesas aumentarem bastante no final do ano. O ideal é que essa remuneração seja programada desde o início do ano, mas ainda é possível se organizar.

Felipe Muiniki, da Auge Contabilidade e Assessoria Empresarial, orienta que os empresários façam uma reserva de 30% do valor total da Folha de Pagamento neste mês, para ajudar no pagamento da primeira parcela do 13º que deve ser paga até o dia 30 de novembro.

Segundo ele, com o dinheiro que entra no comércio após o pagamento da primeira parcela, é uma boa oportunidade se organizar para em dezembro fazer promoções e criar estratégias de mercado para alavancar as vendas. Com isso, conseguirão mais recurso para o pagamento da segunda parcela do 13º, que deve acontecer até dia 20 de dezembro.

Muitos empresários têm reclamado do rendimento mensal e por isso fica difícil reservar um valor mensalmente pensando nos gastos extras do final do ano, mas segundo ele é preciso ter um controle maior, já que se sabe que essa será uma despesa fixa e assim não comprometerá tanto a renda no final do ano. “O ideal é desde janeiro reservar 9% do valor da Folha de Pagamento, pois chegando ao final do ano o empresário já fica com poucas saídas para se planejar”, explica.

Ao deixar para resolver no mês em que as contas aumentam, muitos podem querer recorrer ao cheque especial e com isso vão pagar até 13,33% de juros ao mês. Uma saída nestes casos é se organizar e buscar uma linha de crédito com juros menores, para Capital de Giro, por exemplo.

Aos comissionados e quem ganha hora extra, ele explica que o 13º é uma média proporcional a esse rendimento também durante todo o ano.