Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 10:33:46
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Geral

Sem previsão de grande volume de chuva para os próximos dias, seca deve piorar na região

Estiagem desde dezembro já preocupa e transforma as passagens locais. Lagoa está quase completamente seca e outro local que preocupa é a represa do Passaúna. De acordo com o Instituto Naciona

Sem previsão de grande volume de chuva para os próximos dias, seca deve piorar na região

Com estiagem desde dezembro de 2019 na região Sul do Brasil, as paisagens de Campo Largo vêm mostrando o reflexo da pouca quantidade de chuva, que estão sendo muito pontuais e com pouco volume, o que tem refletido na vegetação e na seca. A Lagoa e o Passaúna, por exemplo, têm chamado atenção dos moradores locais pela seca, que chega a causar um impacto de ver o quanto o nível da água baixou.

As chuvas em março tiveram um volume abaixo da média em praticamente todo o Paraná, segundo informações do Simepar, e a previsão para as duas próximas semanas se mantém com dias mais secos e chuvas isoladas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 92% abaixo da média histórica para esse período na capital paranaense.

Devido à falta de chuvas, a Sanepar tem tomado medidas para evitar a falta de água em Curitiba e Região Metropolitana. A companhia informa que embora as quatro barragens do Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC) tenham reserva suficiente para manter a produção de água, o mesmo não acontece no sistema Miringuava, que depende diretamente do Rio Miringuava. “O rio teve queda de 60% na vazão (de 1.000 litros/segundo para 400 l/s), o que levou a Companhia a implantar rodízio em Curitiba e Região Metropolitana. Uma das medidas adotadas pela Sanepar foi colocar em funcionamento mais um conjunto motobomba de uma das estações elevatórias do Sistema Iguaçu. Este conjunto permite o envio de mais 330 litros/segundo de água já produzida para outros centros de reservação, possibilitando flexibilizar ainda mais o sistema de distribuição de água de Curitiba e Região Metropolitana.”  

A situação tem exigido atenção da equipe constantemente para que tudo funcione bem e por isso também orientam que a população use água de forma racional, com prioridade para consumo humano e higiene pessoal. Atividades como lavar calçadas ou carros devem ser evitadas. O reaproveitamento da água de máquinas de lavar roupas é uma alternativa para a limpeza de casas.