Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 06:00:14
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Opinião

Campo Largo vive um novo momento em habitação

Campo Largo vive um novo momento em habitação

Campo Largo vive hoje um “boom” no crescimento habitacional, uma nova realidade que deixa mais otimista o cenário econômico local. A valorização do município tem voltado os olhos de autoridades para cá, até mesmo como um ponto estratégico para a região. Temos um amplo território, mão-de-obra, uma cidade rica em recursos e aberta a novos negócios, com grande potencial de se desenvolver ainda mais.

As últimas notícias para investimentos em Campo Largo, quando se fala em habitação, pode fazer com que em poucos anos tenhamos bairros mais estruturados e um crescimento mais equilibrado, fomentando o comércio e indústrias em diversas regiões, o que irá gerar mais empregos e melhor qualidade de vida para a população. Para isso, também será necessário planejar a Educação, Lazer, Saúde, Infraestrutura etc. A Sanepar apresentou recentemente seu plano de crescimento para os próximos anos, já prevendo esse aumento na demanda.

Os projetos residenciais populares, apresentados pela Cohapar, visam os moradores locais. Haverá casas para pessoas que estão em situação de risco, moram em invasão e que têm baixa renda para adquirir um imóvel próprio. Pagarão um valor quase simbólico, que vai de R$ 80 até R$ 270 mensais, em dez anos, em excelentes áreas da cidade, para pagar apenas 10% do valor do imóvel. Isso promove a melhoria de vida para o campo-larguense. Há também outros empreendimentos que podem atrair um maior número de habitantes para a cidade, e, para isso, ela precisará estar estruturada para suportar essa nova realidade.

Esses investimentos da Cohapar serão feitos com verba disponibilizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. Ao todo, serão construídas na primeira fase 416 casas e na segunda fase mais 210 moradias – o que ainda será anunciado provavelmente na próxima semana. Ambas serão na região do Parque da Lagoa e ainda haverá uma terceira fase, para construção de mais casas populares no Riacho Doce, região do bairro Águas Claras.

Mas não somente esses terão oportunidade de conseguir realizar um dos maiores sonhos dos brasileiros, que é a casa própria, pessoas com poder aquisitivo maior também terão opções no município, que vão de condomínios de luxo na região a edificações de alto padrão dentro da cidade. O Condomínio AlphaVille é um dos exemplos e logo está aí, mostrando um cenário atrativo para um público de alta renda, o que será uma referência quando se fala em estrutura e morar bem. Será um Município com oportunidade e espaço para todos.

Para esse novo cenários, os comerciantes e população precisam estar preparados. Tanto para prestar serviços de qualidade para que possamos atender aqui essa demanda, que não busquem fornecedores em outras cidades, como também precisa ter mão-de-obra qualificada. Enfatizamos a importância de focar na educação, na oportunidade do primeiro emprego e também de agirmos como cidadãos para termos uma cidade melhor em todos os setores.