Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 06:33:34
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Saúde

ANEMIA X ALIMENTAÇÃO BALANCEADA 31/05/2013

ANEMIA  X  ALIMENTAÇÃO BALANCEADA 31/05/2013

31/05/2013

Anemia ferropriva é a deficiência ou carência de ferro, consequente de uma alimentação deficiente ou condição em que o ferro não é bem absorvido pelo organismo. Isso porque nem todo o ferro consumido na alimentação é realmente utilizado, podendo existir interações entre esse e outros nutrientes, que aumentam ou diminuem sua utilização.
Esses fatores são muito importantes, uma vez que a combinação entre os alimentos pode influenciar a biodisponibilidade de nutrientes essenciais para a saúde, desencadeando ou prevenindo problemas muito comuns na infância.
Na alimentação das crianças temos um exemplo clássico de baixa biodisponibilidade que pode levar à anemia: quando durante a refeição a ingestão da criança é pequena, muitos pais, na preocupação de garantir a alimentação dos filhos, apelam por oferecer a mamadeira logo após a refeição. No entanto, o leite, que é uma importante fonte de cálcio, se consumido junto ou próximo à ingestão de alimentos fontes de ferro (carnes, vegetais verdes, e feijões), provoca diminuição da utilização desse ferro. Como resultado, a criança pode apresentar anemia, devendo, portanto essas duas fontes não serem consumidas juntas frequentemente. Por isso, o leite e seus derivados somente devem ser oferecidos três horas antes ou após as refeições.
Por outro lado, a vitamina C, se consumida junto com alimentos fontes de ferro, melhora a absorção desse mineral, sendo, portanto, uma ótima medida no tratamento e prevenção da anemia. Os sucos ácidos (laranja, acerola, limão, abacaxi), ricos em vitamina C, são excelentes acompanhamentos das refeições.
Sempre que tiver dúvidas, quanto à alimentação de seu filho, procure um profissional nutricionista; muitas vezes através de um esclarecimento correto e qualificado, podemos prevenir diversas doenças e deficiências nutricionais.

DRA. ANA LÚCIA B. KUROSKI
Nutricionista - CRN/8 601
Especialista em Nutrição Clínica.
Atende: 3032-5020