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Saúde

Centro Médico está sobrecarregado e prioriza casos de emergência

Centro Médico está sobrecarregado e prioriza casos de emergência

A Redação da Folha de Campo Largo tem recebido queixas de usuários do SUS - Sistema Único de Saúde, nas unidades básicas e no Centro Médico, devido à demora no atendimento e às filas. A demora no atendimento no Centro Médico foi verificada pela Reportagem por duas vezes, durante o dia e às primeiras horas da noite, num dia de semana. Em média, o atendimento estava sendo realizado entre 20 a 40 minutos, com algumas exceções para pacientes sem gravidade.

Também foi procurada a secretária municipal de Saúde de Campo Largo, Christiane Chemin, a qual informou que está empenhada em reduzir as filas nos postos de Saúde e, principalmente, no Centro Médico. “Eu sou apaixonada pelo SUS e quero melhorar o atendimento nas unidades básicas, para que o cidadão não precise procurar o Centro Médico, a não ser em casos de urgência e emergência”, disse ela.

Organização
“Estamos reorganizando as unidades de Saúde. A população desacostumou a ir à sua Unidade de Saúde, para prevenção, e passou a procurar o Centro Médico para qualquer problema, mesmo sem gravidade. Essa prática  reduziu a eficiência nos postos de Saúde e aumentou a sobrecarga no Centro Médico”, explicou.

Campo Largo possui 18 postos de saúde, dos quais 13 na região urbana e cinco no Interior. Segundo Christiane, “em todas as unidades temos pelo menos uma equipe do PSF com médico e demais componentes e, em algumas, duas equipes. As especialidades estão no NIS III. Há falta de médicos, estamos buscando suprir esta necessidade, estamos chamando remanescentes do último concurso e vamos precisar lançar um teste seletivo para contratação de profissionais, por um ano, com possibilidade de renovação do contrato por mais um ano. Enquanto isso, vamos providenciar a realização de concurso público”, explicou.

“No Centro Médico, temos 40 médicos que, para cada plantão de 24 horas, são escalados cinco, sendo dois pediatras, dois clínicos e um na Urgência e Emergência”, explicou a secretária, informando que desses 40 profissionais três estão afastados, sendo duas por licença-maternidade. Lembra, ainda, que no NIS III, três médicos pediram demissão, no final do ano passado para cujas vagas está chamando remanescentes do último concurso. Somente na especialidade de Cardiologia não há candidato, sendo necessário abrir concurso.

No Centro Médico são realizados 300 a 350 atendimentos diários, em média, e de 450 a 500 nos dias de maior movimento, em geral finais de semana e nas segundas-feiras.

UP

A secretária informou, ainda, que está buscando ampliar a parceria que o Município tem com a Universidade Positivo, para aumentar a oferta de médicos nos postos de saúde, principalmente no da Ferraria. Lá, há a possibilidade de implantação do atendimento de Fisioterapeutas e psicólogos, além da ampliação dos consultórios de Odontologia. Para aquela unidade, as tratativas poderão permitir a ampliação do horário de atendimento, para fechamento às 22 horas. Já foram realizadas três reuniões com diretores da UP, com a presença do prefeito, e nesta quinta-feira (26) foi realizada nova reunião, ficando acertados detalhes para a ampliação desta parceria com psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Christiane adiantou, ainda, que  a Secretaria conta, hoje, com cerca de 800 funcionários, e que não há a possibilidade de concurso público para ampliação desse número de servidores, “mas nós vamos otimizar os recursos humanos disponíveis para melhorar e tornar mais eficiente o atendimento, a oferta de medicamentos e, consequentemente, a satisfação dos usuários”.