Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 05:43:17
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Saúde

Endocrinologista alerta para casos de Diabetes em homens

Endocrinologista alerta para casos de Diabetes em homens

12/08/2016

Por Danielli Artigas de Oliveira

Classicamente se sabe que as mulheres são mais cuidadosas com o seu corpo do que os homens e no que se refere a cuidados com a saúde isso não é diferente. Existe uma procura por atendimento médico, seja preventivo ou para acompanhamento de doenças, maior no sexo feminino do que no masculino.

Também é mais comum no sexo masculino a presença de obesidade visceral (abdominal), que é aquela mais nociva à saúde, relacionada ao aumento do risco de doenças metabólicas - como o Diabetes - e cardiovasculares. O Diabetes é uma das doenças crônicas que mais exige do paciente quanto ao seu autocuidado e monitoramento e por ser uma doença silenciosa pode ser percebida nos homens já em estágios avançados.

Segundo o endocrinologia Dr. André Ricardo Fuck, a maioria dos homens consegue o diagnóstico um pouco tarde, já com algumas complicações em fase avançada e talvez até irreversível. Tabagismo e consumo excessivo de álcool têm sua prevalência maior no sexo masculino. Juntando estes fatores, o especialista explica que o Diabetes no homem tende a trazer consequências mais sérias e precoces do que nas mulheres, seja porque o diagnóstico é mais tardio, seja porque mesmo quando o homem sabe que tem a doença tende a se cuidar menos.

“É uma doença intimamente relacionada aos hábitos de vida e obesidade, além de história familiar e envelhecimento. Caracteriza-se pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue, condição esta denominada hiperglicemia. Essa disfunção é decorrente de uma perda de produção ou de ação da insulina, hormônio produzido no pâncreas e que tem como função primordial o controle dos níveis de glicemia. Esse nível aumentado de açúcar no sangue ao longo dos anos vai levando a inúmeras consequências, como disfunção erétil, perda de visão, ataque cardíaco e problemas cardiovasculares, amputações, perda de função renal e hemodiálise, demência, entre outros”, esclarece.

No que se refere à disfunção erétil, homens diabéticos têm três vezes mais chance de ter o problema do que a população em geral, e esse risco aumenta muito quanto maior for o descontrole da doença ou quando estão associados pressão alta, colesterol alto, tabagismo, estresse, entre outros problemas. A principal causa de cegueira adquirida no mundo é o Diabetes, assim como a principal causa de amputações não traumáticas e de doença renal crônica e hemodiálise.

O que fazer então?
De acordo com o Dr. André, “atitudes como fazer consultas de check-up rotineiramente, ter um equilíbrio na maneira de se alimentar com restrição de sal, gordura e açúcar e rica em vegetais e frutas, ser preocupado com o corpo e com a higiene, ser preocupado com o peso e praticar exercícios físicos com regularidade de no mínimo três dias por semana, utilizar medicações conforme recomendação médica, evitar o tabagismo e o álcool, diminuir a carga de estresse e melhorar a qualidade e as horas de sono são todas atitudes positivas que tornam o homem menos vulnerável ao Diabetes e às complicações crônicas”.

Já os homens que esperam por algum problema ou urgência para procurar o médico, que não mantêm um hábito regular e saudável de alimentação, que não se preocupam com o aumento do peso ao longo dos anos, que não praticam exercícios (ou que acreditam que no trabalho suprem a necessidade de atividade física), que colocam o trabalho como prioridade na vida (workaholics) e que não têm qualquer restrição no consumo de álcool ou cigarro, estes estão expostos a riscos futuros enormes, e invariavelmente serão os que mais sofrerão as consequências do Diabetes e doenças relacionadas no futuro.

Mais informações pelo telefone (41) 3292-2846 ou 3032-4012.