VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 18º | 27º
Quarta-feira | 21 de Fevereiro de 2018 11:55

Intestino saudável

Além de uma alimentação equilibrada, rica em fibras e alimentos antio­xidantes, o funcionamento ótimo do sistema gastrointes­tinal depende de três aspectos básicos.

Por: Ana Lúcia

09/02/2017

Do momento em que co­locamos o garfo na boca, tudo acontece a seu tempo, como numa perfeita linha de produ­ção. Cada tipo de alimento que ingerimos será processado por enzimas específicas para que libere seus nutrientes, que nos servirão de combustí­vel depois de absorvidos pelo intestino. Proteínas formarão todos os tipos de tecidos, gor­duras e carboidratos serão usados como energia básica, vitaminas e minerais regularão o funcionamento do corpo.

Mas isso não é tudo e precisamos também de mi­nerais e de fibras, que depois de devidamente “trabalhadas” pelas bactérias intestinais re­sultam em fezes com forma, consistência e frequência sau­dáveis. Numa dieta sem fibras e à base de muitos produtos industrializados, o tempo de trânsito intestinal é de 48 ho­ras, mas nas dietas ricas em fibras, esse tempo diminui para 30 horas. Ninguém deve esquecer que um período maior de trânsito intestinal significa um aumento perigoso do tempo de exposição da pa­rede intestinal às substâncias tóxicas contidas nas fezes.

Entretanto, além de uma alimentação equilibrada, rica em fibras e alimentos antio­xidantes, o funcionamento ótimo do sistema gastrointes­tinal depende de três aspectos básicos: uma boa digestão, o cuidado com a permeabili­dade da mucosa intestinal e a manutenção de uma flora equilibrada.

A mastigação é de suma importância para a digestão ideal. Mastigar pouco os ali­mentos não é nada bom, pois fará com que o duodeno tenha que trabalhar dobrado, recru­tando mais secreção do pân­creas para que as gorduras e carboidratos estejam prontos para serem finalmente absor­vidos.

Quem já teve problemas no aparelho digestório, deve ter ainda mais cuidado em co­mer devagar e em pequenas quantidades por vez.

495 visitas








Sua Opinião