04/05/2012
Exercícios combinados à alimentação e suplementação a cada dia com mais adeptos
04/05/2012
Em busca de um corpo melhor, com menos gordura e mais definição, a cada dia há mais pessoas buscando opções saudáveis para se cuidar. Os resultados aparecem aliando exercícios físicos com uma alimentação saudável e ainda uso de suplementos alimentares. E isso se aplica também às novas mães, que querem perder os quilos que ganharam com a gestação.
Para começar toda essa rotina, é preciso primeiro fazer uma avaliação física e médica. A partir de então poderá saber como está a saúde e condições desta pessoa. Segundo os profissionais da Academia Única, o ideal é que as mães voltem a praticar exercícios pelo menos três meses após o parto e que esse retorno seja moderado. “Quando a mulher está amamentando, é importante pensar primeiro em fornecer os nutrientes necessários para a produção suficiente de leite para o bebê, ou seja, por mais que o desejo de perder os quilos adquiridos na gravidez seja grande, não se pode radicalizar no baixo consumo de calorias. E mais, a amamentação já é um processo que naturalmente proporciona perda de peso na mãe. A quantidade adequada de calorias para esta fase pode ser calculada por um nutricionista e assim garantir bom desempenho nos exercícios, produção de leite suficiente e ainda atingir o peso adequado”, explica a nutricionista da Única, Cristiane Bonato.
“Dando início ao exercício, não existe restrição de aulas, mas deve respeitar o limite de cada pessoa, que já é visto também na avaliação”, comenta o sócio-proprietário da Academia Única, Glenio Stival Gaspari. “Se a pessoa é saudável e já treinava regularmente, já pode fazer um ritmo mais acelerado de exercícios”, completa o outro sócio Tiago Benato. Com a volta à academia, já pode-se notar bons resultados a partir da oitava semana. Mas já nas primeiras semanas percebe-se a melhora de humor, de sono, autoestima e a perda de peso.
Alimentação
Quando a mulher começa a se preocupar com a alimentação, tendo hábitos mais saudáveis, os benefícios já começam a ser notados nos primeiros dias. O intestino passa a funcionar melhor, começa a perder peso e medidas, melhora a pele, o humor. “Uma alimentação saudável reflete positivamente na parte estética e funcional”, diz Cristiane.
Associar o treinamento físico com o plano alimentar otimiza o resultado, independente do foco, se é emagrecer, ganhar massa muscular ou melhorar a saúde. Segundo Cristiane, há ainda muitos ganhos quando precisa tratar casos de Colesterol alto, Hipertensão e Diabetes, por exemplo.
Dicas para o treino
Cristiane diz que não se deve treinar sem ter feito uma refeição pelo menos duas horas antes. Indica-se comer algo com carboidrato e preferencialmente com proteína e gordura. O carboidrato é o responsável por dar energia durante o exercício, ajuda na absorção da proteína, ativa o processo de queima de gordura, recupera os músculos e retarda a fadiga, melhorando o desempenho. “É importante que a pessoa se hidrate ao longo do dia e também durante o exercício”, afirma. Quando os exercícios são mais intensos, é indicada uma bebida com carboidrato, mas que é sugerida após avaliação da pessoa de acordo com cada caso. Deve-se repor carboidrato até uma hora depois de terminar o exercício. Após este período segue com a alimentação normal. Dependendo da rotina agitada da pessoa, é recomendável o uso de suplementos, sempre com supervisão de uma nutricionista para que indique as porções adequadas para cada pessoa, já que “o que está sugerido na embalagem é muito genérico”, segundo Cristiane.
O proprietário da Vita Nutrition, Eduardo A. Druzik, comenta que há muitos tipos de suplementos e que bem utilizados proporcionam ótimo resultados. Os funcionais são os que complementam a alimentação, para quem não tem tempo e não consegue ter uma alimentação balanceada. Para quem quer emagrecer, são utilizados os aceleradores de metabolismo, que estimulam o gasto de calorias e ainda reduzem o apetite. Os ácidos linoléicos bloqueiam a absorção de gordura da alimentação e os shakes substituem refeições.
Para quem quer ganhar massa muscular, Eduardo diz que são várias opções de suplementos, sendo os mais usados a Whey Protein, Creatina e hipercalóricos (composto de carboidrato, proteínas, vitaminas e sais mineiras).