25/01/2013
Obesidade infantil aumenta a cada ano
25/01/2013
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 33,5% das crianças de 5 a 9 anos e 20,5% dos jovens com idade entre 10 e 19 anos apresentam sobrepeso. As crianças e adolescentes brasileiros apresentam índices mais altos de excesso de peso do que déficit de massa corporal.
Em geral, as crianças com sobrepeso ficam mais envergonhadas e têm dificuldades em combater o problema, até mesmo porque têm vergonha de fazer exercício. Os pais precisam olhar com mais atenção para este caso e ajudar a criança a ter uma alimentação mais equilibrada.
A nutricionista Sinara Marqueze Ribas comenta que a obesidade entre crianças vem aumentando a cada ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o sobrepeso e obesidade podem ser considerados o quinto maior fator de risco para mortalidade e as principais causas são alimentação inadequada e falta de exercícios físicos. “Para uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos precisam compor as refeições diárias. É preciso água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais”, explica. A deficiência de nutrientes aumenta o risco de infecções e prejudica o desenvolvimento mental e intelectual.
Sinara lembra que nenhum alimento consumido de forma isolada é suficiente para fornecer os nutrientes necessários para uma alimentação adequada. No caso das crianças, é preciso estimular que elas consumam frutas e legumes, tenham um prato bem colorido e variado. Em geral elas querem comer guloseimas, como salgadinhos e chocolates, que são pobres em nutrientes e ainda contém grande quantidade de açúcar e gordura. É preciso acostumar desde cedo que elas tenham hábitos saudáveis, o que irá ajudar no rendimento da criança e evitar problemas de saúde. “Esse hábito precisa ser estimulado nas escolas, ambiente ideal para que a criança aprenda a comer adequadamente”, comenta.