Sexta-feira às 09 de Maio de 2025 às 11:17:48
Saúde

Automedicação pode prejudicar a saúde

04-06-2010

Super dosagem e reações alérgicas são alguns dos problemas de utilizar remédios sem orientação médica.

Automedicação pode prejudicar a saúde

04-06-2010

É comum ouvir casos de pessoas que utilizam uma medicação por "conta própria" e até mesmo seguem a receita médica indicada para um amigo ou vizinho, acreditando que também terá uma boa recuperação.     Porém, utilizar remédios sem indicação médica pode desencadear reações e alergias e o que seria uma solução, acaba trazendo mais problemas.
    A automedicação é utilizada por diferentes motivos, muitas vezes pela facilidade de adquirir alguns medicamentos sem receita e também pela dificuldade de acesso ao atendimento médico. Dores musculares, de cabeça, indisposição e dores estomacais são alguns dos sintomas pelos quais as pessoas dificilmente procuram um profissional de saúde para orientá-lo sobre o tratamento indicado, por se tratar de dores muitas vezes rotineiras, desencadeadas por um estresse ou por um alimento ingerido.
    Segundo a clínica geral, Janaíne Marchiori, existem vários problemas relacionados com a automedicação, entre eles a super dosagem, ou seja, utilizar uma quantidade maior do que a dose diária permitida, o que pode ocasionar desde uma leve intoxicação, até uma hepatite fulminante, dependendo do remédio. Outro cuidado necessário é com o uso de antibióticos: "Alguns pacientes utilizam antibióticos para qualquer indisposição, sem saber que quanto mais eles são usados, mais as bactérias desenvolvem resistência.     Assim, quando realmente precisar do medicamento, ele não fará mais efeito", afirma ela.
    Pessoas alérgicas também devem ficar atentas às substâncias presentes no medicamento e não verificar apenas o nome comercial, pois muitos produtos são fabricados com os mesmos componentes e apenas por empresas diferentes. Os remédios naturais também precisam de certo cuidado quando utilizados, pois, mesmo que alguns efeitos colaterais não sejam comprovados, as substâncias presentes podem alterar o metabolismo.
    A médica alerta ainda sobre as informações obtidas pela internet, que muitas vezes são erradas e podem confundir as pessoas, até mesmo amedrontando-as com um diagnóstico totalmente equivocado. "É comum o pacientes chegar ao consultório com medo de estar com alguma doença grave. Mesmo sem ter realizado nenhum exame, baseando-se apenas nas informações adquiridas em sites totalmente desconhecidos".
    Antes de utilizar qualquer remédio é preciso estar atendo aos problemas citados, tais como alergias às substâncias, super dosagem e antibióticos, além da utilização de mais de um medicamento, para que não ocorram interações de aumento ou diminuição do efeito.     E o mais importante: sempre consultar um médico, para ter orientações precisas e seguras.