Um efetivo da Guarda Municipal de Campo Largo, realizou um treinamento de tiro e táticas de abordagem utilizando o simulador de tiro do 20º Batalhão de Infantaria Blindada.
Fazendo parte da política de bom relacionamento com a sociedade praticada pelo Batalhão, fortalecendo desta forma os laços efetivos e profissionais entre as instituições envolvidas.
O treinamento constituiu basicamente de três fases, realizadas integralmente no simulador:
1 - Tiro de precisão: Nesta fase foram realizados 100 disparos simulados por cada guarda, em alvos fixos visando o nivelamento dos fundamentos do tiro.
2 - Tiro instintivo: Compreendeu na realização de três pistas que exigiram dos guardas a realização de tiro instintivo, aprimorando sua acuidade e capacidade de reação. Esta fase envolveu aproximadamente 60 disparos simulados, por cada guarda.
3 - Gerenciamento de crise e uso progressivo da força: Na terceira fase do treinamento os guardas municipais, sempre em duplas, foram submetidos a um treinamento utilizando cenários virtuais de situações similares às encontradas em seu dia-a-dia. Sendo aqui treinado, dentre outros, os seguintes fundamentos: abordagem, verbalização, gerenciamento de crise e uso progressivo da força.
Ao término do evento foi realizada uma APA (Análise Pós Ação) pelo Ten. Merlin, chefe da sessão de simulação de tiro, ressaltando os pontos do treinamento e a sua adaptabilidade também para o treinamento policial. Outro ponto observado foi o bom nível de capacitação profissional dos guardas municipais presentes.
O 20º BIB - Batalhão de Infantaria Blindada ou Batalhão Sargento Max Wolff Filho, foi criado em 1972, quando recebeu 48 Blindados de transporte tipo M113-B, e hoje é uma das unidades mais tradicionais do Exército do Brasil, e está subordinado à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa-PR. Com um efetivo de aproximadamente 1.000 homens e ocupa uma área de 196 mil metros quadrados no Bairro Bacacheri, na cidade de Curitiba. Atualmente é comandado pelo Coronel Gerson Rolim da Silva.