Todos os moradores de Campo Largo estão convidados a participar da eleição da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do município, que será realizada nesta quinta-feira, 29 de maio de 2025. A votação acontecerá das 8h às 12h, na sede da 3ª Companhia da Polícia Militar do Paraná (PMPR), localizada na Rua Expedicionário nº 3350, no bairro Bom Jesus.
São duas chapas inscritas e concorrentes nesta eleição. A Chapa 01 é composta pelo atual presidente do Conseg e candidato à reeleição Wilson Perussulo, tendo como vice-presidente Antonio Ivair Reinaldin, primeiro secretário Gustavo Strapasson, tesoureiro Airton Vaz da Silva e Conselho Fiscal Samuel Crozeta.
A Chapa 02 é formada pelo candidato à presidência do Conseg Alexsandro França de Godoy, tendo como vice-presidente Jean Torres, primeiro secretário Laerte Trojahn, segundo secretário Juliano da Silva, primeiro tesoureiro Dirceu Negrão e segundo tesoureiro Everton Biscouto.
Podem participar da votação todos os moradores de Campo Largo e das regiões adjacentes, desde que apresentem um comprovante de endereço atualizado e/ou documentos que comprovem vínculo estudantil ou empregatício no município. A votação acontecerá por meio de cédulas e a apuração será realizada assim que acontecer o término da votação.
De acordo com a comissão eleitoral, a participação da comunidade é essencial para o fortalecimento da segurança pública e da cidadania local. O processo eleitoral está sob responsabilidade da comissão eleitoral, que é composta por todos os membros natos pela Polícia Militar, Polícia Civil, Policial Penal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal e mais dois membros da comunidade.
O que é o Conseg
O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) é formado pela sociedade civil organizada e forças de segurança pública, tendo como objetivo a discussão e a busca por soluções para os problemas de segurança da cidade.
Por meio do trabalho do Conseg é possível promover a aproximação entre a comunidade e as forças de segurança, identificar problemas locais de segurança e buscar formas de resolvê-los com apoio da população e das autoridades, organizar reuniões e ações educativas sobre segurança, cidadania e prevenção à violência, entre outras.