Sabado às 19 de Julho de 2025 às 11:56:02
Saúde

Campo Largo recebe 20 novos leitos pediátricos para atendimento de síndromes respiratórias graves

Campo Largo recebe 20 novos leitos pediátricos para atendimento de síndromes respiratórias graves

A partir desta segunda-feira (02), o Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo contará com 20 novos leitos de internação pediátrica clínica voltados ao atendimento de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A ampliação faz parte de uma medida do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para enfrentar o aumento de internações causadas por infecções respiratórias neste período do ano.

Referência estadual em atendimento pediátrico, o HIWM já atua com leitos de UTI e enfermaria exclusivos para o público infantil. Com a abertura dos novos leitos, a unidade reforça sua capacidade de resposta frente ao crescimento de casos de SRAG — condição clínica que inclui bronquiolite, pneumonias e outras infecções respiratórias graves. A estrutura contará com equipes multiprofissionais e equipamentos adequados, sendo custeada com recursos estaduais.

Ao todo, o Estado autorizou a abertura de 58 novos leitos nas regiões de Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. A iniciativa busca aliviar a pressão sobre o sistema de saúde, especialmente na área pediátrica, em meio ao aumento de casos com predominância de influenza em crianças.

“Esse reforço é para enfrentamento da crise sazonal de infecções respiratórias. Os casos, principalmente em crianças, muitas vezes evoluem para complicações que exigem internação, por isso essa ampliação é tão importante”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Em Ponta Grossa, serão abertos 13 leitos no Hospital do Coração Bom Jesus — três de UTI e dez de enfermaria. Já em São Miguel do Iguaçu, na região de Foz do Iguaçu, o Hospital Madre de Dio irá receber 25 leitos pediátricos, sendo 10 de UTI infantil e 15 de enfermaria, com previsão de funcionamento em até 15 dias.

Segundo dados do Sivep-Gripe, o Paraná já registrou, em 2025, 9.449 casos hospitalizados de SRAG, com 445 mortes. A Secretaria da Saúde segue monitorando a ocupação hospitalar no Estado e estuda novas ampliações conforme a demanda de cada região.

 

Vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça que a vacinação contra a Influenza está disponível nos 399 municípios do Paraná para toda a população com mais de 6 meses de idade. A imunização é fundamental para prevenir as formas graves da doença, reduzindo complicações e a necessidade de internações na rede hospitalar do Estado.

“A vacina contra a gripe é uma forma eficaz de proteger a população e, ao mesmo tempo, evitar a sobrecarga dos serviços de saúde, especialmente durante os períodos de maior circulação do vírus. Eu gostaria de pedir para a população acima dos seis meses de idade para tomar”, reforça Beto Preto.

 

Dados do Paraná

De acordo com dados do SIVEP-Gripe, o Paraná já registrou, desde o início do ano, 9.449 casos de SRAG e 445 óbitos. Entre crianças menores de 12 anos, foram notificados 4.706 casos, sendo 1.577 na 2ª Regional de Saúde Metropolitana. Em relação aos óbitos, dos 445 registrados no estado, 94 ocorreram na 2ª Regional e, destes, cinco foram em crianças menores de 12 anos.