No mês em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, os estudantes do curso de Enfermagem, da Faculdade UNISE realizaram uma campanha de conscientização e coleta de sangue que envolveu estudantes, professores, funcionários, seus familiares e membros da comunidade próximo da instituição. A ação, realizada na última quarta-feira (11), no campus da instituição, em parceria com o Hemepar, resultou na participação de 102 pessoas e na coleta de 86 bolsas de sangue.
Segundo os estudantes, a campanha teve como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação voluntária de sangue, além de combater mitos e medos que ainda afastam muitos possíveis doadores. A proposta surgiu da percepção da necessidade de ampliar a consciência coletiva sobre o tema.
“A doação de sangue é um ato essencial e pode salvar vidas em diversas situações, como cirurgias, tratamentos de câncer, acidentes graves, anemias severas e complicações no parto. Apesar da importância, os estoques dos bancos de sangue frequentemente enfrentam níveis críticos, especialmente durante feriados prolongados ou em períodos de surtos de doenças”, escrevem os estudantes. Ressaltam que durante a campanha, os inscritos para a doação voluntária tiveram acesso a materiais informativos, visando estimular ainda mais a adesão à causa e a preparação adequada para a doação.
Caravana para doação de sangue
Mensalmente, a Secretaria Municipal de Saúde organiza uma Caravana de Doação de Sangue, sempre na última sexta-feira do mês e em junho ela acontecerá no dia 27. Contando com 15 vagas, a ação levará o grupo de doadores até o banco de sangue Hemepar, que fica localizado no bairro Alto da XV, em Curitiba.
Para isso, os interessados devem se inscrever até o dia 20 de junho pelo telefone 0800 643 1312, da Central de Ambulâncias. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
O grupo deve se encontrar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) que fica na Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, 141, às 8h, para partida da van que faz o transporte até a capital. Normalmente a ação leva a manhã toda entre ida, doação e retorno.
A Secretaria de Saúde lembra que é preciso estar em boas condições de saúde e se enquadrar em alguns critérios como estar descansado e bem alimentado; ter entre 16 e 69 anos; pesar acima de 51 kg; não ter tomado bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido febre, infecção ou gripe nos últimos 15 dias; não ter diabete em uso de insulina; não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis; não ter tido parto ou aborto nos últimos 3 meses; não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
O uso de alguns medicamentos também pode interferir, então a cada doação é realizada uma entrevista de rotina. O doador tem o direito de manter o anonimato e a confidencialidade de suas informações pessoais e de saúde, então as informações coletadas durante o processo são mantidas em sigilo.
Saúde
Estudantes promovem doação de sangue em faculdade de Campo Largo e coletam 86 bolsas de sangue
