Problemas na estrada começaram a surgir há aproximadamente 30 dias,
mas com a incidência de chuvas e retirada de toras de pinus, a situação piorou
Os moradores do Retiro Grande, estrada que leva para os antigos fornos da Polovi, já não sabem mais a quem recorrer para o conserto da rua. Intransitável há mais de dez dias, eles se veem presos em suas próprias casas, precisando ficar em casas de familiares e impedidos de comprar alimentos, acessar a cidade e além de causar sofrimento e perdas no transporte de animais.
“A Prefeitura estacionou a patrola na casa de um morador no começo da estrada, mas não fez a manutenção da mesma. Temos diversos moradores, inclusive idosos, que acabam se arriscando ao tentar sair para fazer compras de mantimentos e remédios. Um vizinho, um senhor de mais idade, e sua esposa precisaram da ajuda de um trator para chegar a casa”, relata uma moradora.
“Aqui em minha propriedade estamos nos esforçando para trazer dividendos para o município, somos certificados, participamos de projetos de preservação de raças crioulas junto à Universidade Federal do Paraná e infelizmente tivemos prejuízo com o acidente sofrido no transporte de um animal que perdeu as crias”, completa.
Comenta que a situação está complicada há pouco mais de um mês, mas foi com as chuvas recentes que tudo piorou. “Agora com a chuva e a retirada de toras de pinus a situação piorou muito. Nós temos a propriedade há aproximadamente seis anos, moramos lá. Nesta terça-feira (09) mesmo pedi um caminhão de saibro para espalhar na parte pior, mas nem mesmo com um trator puxando o caminhão conseguiu subir para derramar o saibro”, diz.
Ainda à Redação, contou que a Prefeitura disse que poderia realizar o serviço somente até a entrada da Saibreira, que seria aproximadamente cinco quilômetros, mas o restante não seria feito. “Eles vêm aqui e tapam os buracos maiores da estrada principal quando o ônibus não passa, mesmo sem a ocorrência de chuva”, completa. “Leva mais de hora pra chegar à região por causa da condição da estrada. Eu deixei minha filha com minha mãe em Curitiba; ela tem diabetes e se passar mal não tem como socorrer”, relatou.
Resposta da Prefeitura
A Folha de Campo Largo procurou a Prefeitura que respondeu: “A Secretaria de Obras Viárias informa que as melhorias na estrada do Retiro Grande, no interior do município, estão no cronograma dessa secretaria como prioridade. Infelizmente, devido ao mau tempo, não há como serem realizadas tais melhorias, assim que o tempo permita, a obra será iniciada.