No último sábado, 20, pontualmente às 06h38 foi dado início ao outono no Hemisfério Sul. A estação segue até o próximo dia 21 de junho de 2021, quando às 00h32 iniciará o i
No último sábado, 20, pontualmente às 06h38 foi dado início ao outono no Hemisfério Sul. A estação segue até o próximo dia 21 de junho de 2021, quando às 00h32 iniciará o inverno.
De acordo com o boletim climático do Simepar, emitido no último sábado, os meses de abril, maio e junho, no estado do Paraná, apresentam de maneira geral diminuição no volume de chuva em relação ao verão devido ao deslocamento das primeiras massas de ar frio e seco. Com isso, o intervalo entre as chuvas se torna maior e estão associados principalmente à passagem de frentes frias. Os maiores volumes de chuva são registrados nas regiões Sudoeste e Oeste e os menores no setor norte do Paraná e maio apresenta volume de chuva ligeiramente maior que em abril e junho.
Ao longo da estação as massas de ar de ar frio e seco com origem na Antártica e/ou sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, ocasionando a diminuição mais frequente nas temperaturas e a períodos mais frios, com formação de geadas nas Regiões Sudoeste, Sul, Centro Sul e sul dos Campos Gerais e da Região Metropolitana de Curitiba. Além da ocorrência de noites e manhãs frias a estação registra a formação de nevoeiros e veranicos também fazem parte da climatologia do Paraná.
Em grande escala, o fenômeno climático La Niña segue atuando sobre as águas do Oceano Pacífico Equatorial, porém as previsões climáticas, até seis meses, mostram que o fenômeno se encontra em enfraquecimento e posterior dissipação até o inverno de 2021, mesmo assim ainda vai influenciar o clima do Paraná. Diante disso, a previsão para o outono de 2021 para o estado do Paraná é de um volume de chuva cada vez menor, com vários dias consecutivos sem precipitação e distribuição trimestral abaixo da climatologia. Os principais eventos de chuva serão associados à passagem de frentes frias.
As ondas de ar frio e seco se tornam mais frequentes e intensas no decorrer da estação e ocasionam declínios expressivos da temperatura do ar, levando a noites e manhãs frias e tardes quentes.
Os veranicos, as geadas e os nevoeiros são fenômenos típicos da estação no Paraná, com intensidade e duração variáveis conforme o padrão climático predominante em cada região.
Chuva e temperatura
De acordo com a tabela de temperaturas média para a estação divulgada pelo Simepar, na Região Metropolitana de Curitiba, no mês de abril deve ficar mínima de 13,3 °C / máxima 22,6°C, com chuva entre 55-75 mm/mês; em maio a temperatura mínima 10,6°C / máxima 20,5°C, com chuva entre 50-95 mm/mês e junho com temperatura mínima 8,7°C / máxima 19,3°C, com chuva entre 60-100 mm/mês.