Com o objetivo de fortalecer o empresariado e levar ainda mais conhecimento, promovendo também a troca de ideias, Campo Largo teve nessa semana a 8ª Semana Empresarial da Acicla. Nas conversas durante o evento, chamou a atenção, durante a abertura oficial, a importância do envolvimento do empreendedor, independente do tamanho da sua empresa, na construção de uma cidade mais próspera e atrativa para as demais indústrias e estabelecimentos comerciais que busquem investir na região.
Neste momento, algumas características que fazem de Campo Largo uma cidade única, ficaram bastante destacadas. O fato de ter uma companhia própria para o fornecimento de energia elétrica, com as tarifas mais baixas do país, permite com que o diálogo seja ainda mais facilitado. Foi ressaltado ainda que por meio de investimentos de quase R$ 50 milhões feitos em 2016, a captação de água para o abastecimento da cidade passou a ser feito na Bacia do Rio Verde, fazendo com que Campo Largo tenha a garantia de abastecimento por mais 30 anos.
Outro ponto abordado, que faz de Campo Largo uma cidade estratégica, é a localização, principalmente voltada para a logística, sendo próxima de Curitiba, capital do Paraná, com conexões via BR-277 e a PR-423, ambas que têm hoje obras previstas, tanto com a construção de uma terceira faixa, como também com a duplicação. O andamento da discussão sobre as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) também poderão dar novos rumos ao desenvolvimento da cidade. Pertencer à Região Metropolitana, com tantos atributos, somado a uma população criativa e trabalhadora, fazem com que a cidade tenha um grande destaque e pontos bem avaliados na hora de receber uma empresa, porém ainda com espaços disponíveis, que muitas vezes levantam dúvidas nos campo-larguenses.
Durante essa abertura, o prefeito municipal destacou que ainda falta uma representação maior no cenário político, com a presença de um deputado estadual e deputado federal eleitos e que realmente sejam da cidade, promovendo um diálogo ainda mais estreito com poderes a nível estadual e federal. Tanto para a vinda de recursos de investimento, como na intervenção na hora de conseguir trazer grandes empresas para cá, é essencial que os cidadãos da terra da louça sejam ouvidos e representados com maior efetividade.
O cenário já começa a se moldar para as disputas políticas em 2026 e é necessário começar a vislumbrar nomes, que mostrem a vontade de trabalhar, tenham estratégia, inteligência e bons relacionamentos para que também representem a nossa cidade. Indo além, é preciso que a cidade se una ao propósito de fazer com que essa representatividade aconteça, para que Campo Largo ganhe novos rumos e se desenvolva cada vez mais, nos mais variados setores.
Opinião
Campo Largo no cenário estratégico e político
