Domingo às 05 de Outubro de 2025 às 08:22:50
Opinião

Sensação de estar no lugar certo e no momento certo

Sensação de estar no lugar certo e no momento certo

O Brasil atravessa um período de grandes desafios econômicos, políticos e sociais, e essa é uma constatação. Porém, é em meio a esse cenário, que o Paraná se levanta como um destaque de um ponto onde há estabilidade, planejamento e investimento em áreas estratégicas. Nos últimos dias, especialmente nesta semana, uma série de anúncios reforçou essa percepção, evidenciando que, mais do que resistir às dificuldades, o Paraná tem conseguido avançar e se consolidar como uma referência nacional em desenvolvimento. A sensação que dá (ou deveria dar) aos paranaenses é de “estar no lugar certo e no momento certo”. 
Um dos exemplos mais expressivos vem da indústria. Nesta semana tivemos a oportunidade de acompanhar a Cia. de Cimento Itambé inaugurar, em Balsa Nova, um novo forno que recebeu R$ 500 milhões em investimentos, ampliando em 120% a capacidade de produção de clínquer. Trata-se de uma iniciativa que não apenas fortalece a economia local, gerando muitos empregos, mas também demonstra o compromisso de uma empresa genuinamente paranaense com inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Este é um sinal que a indústria confia no ambiente favorável que o Estado oferece.
No campo da infraestrutura, o Governo do Paraná anunciou a maior obra dos últimos 30 anos na Região Metropolitana de Curitiba, sendo ela o novo Corredor Metropolitano, um prolongamento da PR-423 que vai aliviar em até 40% o tráfego no Contorno Sul. Com investimento de R$ 336 milhões, a rodovia deve diminuir distâncias, reduzir o tempo de deslocamento e dar mais segurança ao trânsito, beneficiando diretamente trabalhadores, estudantes e empresas que dependem de mobilidade para crescer. 
Outro destaque foi a redução de 45% na alíquota do IPVA, que passará de 3,5% para 1,9% em 2026, coloca o Paraná na liderança nacional em termos de menor carga sobre os veículos. A medida deve beneficiar mais de 3,4 milhões de proprietários. 
Ainda pela manhã desta quinta-feira (21), na educação, Campo Largo recebeu um evento para celebrar os resultados dos estudantes convocados para o programa Ganhando o Mundo. Se em sua primeira edição apenas uma estudante campo-larguense foi contemplado, agora são 19 jovens que terão a oportunidade de viver uma experiência internacional custeada pelo Governo do Estado, em 2026. 
Quando vemos todos esses anúncios, percebemos que é neste conjunto de ações que as pessoas conseguirão se desenvolver mais e vivem melhor, em contrapartida, o Estado se fortalece. Os desafios ainda existem, não vivemos em um local perfeito, porém quando se cria um ambiente estável e promissor, o resultado é um futuro de prosperidade compartilhada.