25-02-2011
Campo Largo comemorou, no último dia 23 de Fevereiro, 140 anos de Emancipação Política. São 140 anos de História, de desenvolvimento, suor e muito trabalho, de um povo guerreiro, que construiu uma cidade, um Município, que construiu as bases para que nós, os campo-larguenses do século XXI, pudéssemos usufuir de todas as facilidades possíveis, em nossas vidas. Tivessem nossos antepassados apenas plantado e colhido o suficiente para sua subsistência, hoje estaríamos ainda plantando e colhendo para comer. Mas não foi assim. Centenas, milhares dos nossos antepassados deram um pouco mais de sí, cada um fazendo um pouco mais do que apenas produzir o mínimo necessário. Eram imigrantes que deixaram sua pátria do outro lado do Atlântico, e aventuraram-se em terras desconhecidas para garantir um lugar melhor ao Sol, para seus descendentes.
E o algo mais, de cada um, somado, construiu um Município que se orgulha de produzir a melhor água mineral do País, o melhor vinho, a melhor porcelana do mundo, as melhores cadeiras, os melhores móveis; e que emergiu no século XXI com o objetivo de produzir também os melhores tratores do mundo, os melhores motores, as melhores embalagens cartonadas, e tantos outros produtos que nos orgulham de sermos campo- larguenses.
A Folha de Campo Largo, que nesta data também está em festa, comemorando o seu 22º aniversário de fundação, que se orgulha de ser o maior e o mais importante veículo de comunicação do Município, insere-se na História de Campo Largo como um Diário, no qual esta História é registrada.
Mas não apenas como um Diário, a Folha apresenta-se como um veículo também responsável pelas transformações, um veículo indutor do desenvolvimento, na medida em que faz eco das reivindicações da população, dos empresários, dos políticos. Na medida em que contribui para que tenhamos garantias de obras de infraestrutura, de melhorias na qualidade de vida da população.
A Folha de Campo Largo orgulha-se de ter, em suas páginas, os registros dos grandes acontecimentos da História de todos os 140 anos do Município mas, principalmente, dos grandes acontecimentos do final do Século XX e desse início de Século XXI. E todas as nossas conquistas são as conquistas dos cidadãos campo-larguenses, dos nossos leitores, nossos parceiros comerciais, dos nossos colaboradores, dos estudantes que, hoje, descobrem nos bancos escolares, os caminhos da transformação, de uma profissão digna, da capacidade intelectual de produzir, de criar, de solucionar problemas, de emprender e tornar melhor, a Campo Largo que sonhamos para nossos descendentes. Estamos todos, de parabéns!