Quarta-feira às 07 de Maio de 2025 às 11:04:54
Policial

Ameaça de bomba na Vila Elizabeth

16-09-2011

A informação de que um artefato com características de ser um explosivo foi localizado por um comerciante na rua Vergílio Castagnolli, Vila Elizabeth, próximo ao gabinete da prefeitura.

Ameaça de bomba na Vila Elizabeth

16-09-2011

A informação de que um artefato com características de ser um explosivo foi localizado por um comerciante na rua Vergílio Castagnolli, Vila Elizabeth, próximo ao gabinete da prefeitura, fez com que equipes das Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal se deslocassem até aquele endereço na manhã desta Quinta-feira (15).
O local foi isolado e as pessoas ao serem informadas da existência do artefato se mostravam surpresos e assustados com este tipo de situação. Uma equipe do COE - Centro de Operações Especiais, que faz parte do Bope esteve no local. Um dos policiais utilizando roupas especiais analisou de perto o artefato, que era composto por um cano de PVC com alguns fios elétricos e a equipe então resolveu detoná-lo. Para isto o tráfego de veículos na Avenida Padre Natal Pigatto, foi interrompido até o final da operação. Depois de retirar o objeto do local e restabelecer a segurança no local, a equipe do COE falou com o dono do comércio onde a suposta bomba foi deixada. "Ele frisou que não tem desavenças com ninguém e testemunhas disseram não ter visto pessoas suspeitas na região. Todas as informações coletadas foram repassadas à Policia Civil", disse o capitão Anderson Puglia, comandante do COE.
"Pamb Bomb"
O capitão explicou que o artefato é conhecido pelos policiais como "Pamb Bomb", que é um simulacro de bomba. "Esta encontrada aqui em Campo Largo estava ligado a um sistema elétrico. Agora levaremos o material para para sabermos se existe algum resquício de pólvora", disse o capitão. O policial não descartou que a ação possa ser uma brincadeira de mau gosto, mas alertou sobre o perigo deste tipo de equipamento. "Há algum tempo atrás no município de São José dos Pinhais, um homem que manuseava uma bomba caseira, acabou morrendo quando ela explodiu no seu colo. Em Fevereiro deste ano desativamos um artefato no centro de Curitiba, que estava montado dentro de um tubo de PVC com um pavio", disse o capitão.
Cuidados
O policial disse ainda que toda a ação realizada pelos policiais durante esta ocorrência seguiu um protocolo internacional de segurança para que nada ocorra com os policiais ou com outras pessoas, principalmente os curiosos que mesmo sendo alertados do perigo ficam nas proximidades colocando em risco as suas vidas.
Investigações
Conforme o comandante do COE, a PM vai encaminhar um relatório com as fotos e o resultado dos testes feitos com o objeto à Polícia Civil que assumirá o caso, se for necessário as investigações.