10/08/2015
Entre os dias 01 e 07 de agosto é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que neste ano tem como tema “Amamentação e Trabalho – Para dar certo o compromisso é de todos”. Em Campo Largo, a programação, que vai durar toda a semana, contará com atividades como palestras educativas e educação em saúde sobre o aleitamento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da data é discutir a importância da amamentação e conectar os esforços que permitam às mulheres trabalhar e amamentar em todos os lugares.
Está programada também a participação de estagiários da Faculdade CNEC em algumas UBS. Nas unidades dos bairros Águas Claras e Vila Glória, a atividade acontece na próxima quarta-feira (5), a partir das 8h30 e 13h30, respectivamente. Na Unidade de Saúde do Centro, a atividade acontece na próxima quinta-feira (6), a partir das 8h30.
Confira abaixo alguns benefícios do leite materno:
1. O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os seis meses de idade.
2. Fácil de ser digerido, provocando menos cólicas nos bebês.
3. Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade, intolerância ao glúten.
4. Contém uma molécula chamada PSTI, responsável para proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos.
5. O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas.
6. Previne a anemia.
7. A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê.
8. O contato e o vínculo entre mãe e filho promovido pelo aleitamento também têm um efeito positivo no desenvolvimento psicológico da criança.
9. Ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida.
10. Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia.
11. Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário.
12. A amamentação reduz o risco de a mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes) após a gravidez, inclusive para aquela que teve diabetes gestacional.
13. A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia.
14. É de graça, natural, prático, e não desperdiça recursos naturais.
15. Está sempre pronto para ser transportado e ingerido (não precisa nem aquecer).