Deslizamento coloca em risco residências no Santa Rita. Em cerca de uma hora, aproximadamente 10 metros de extensão de asfalto desmoronou.
18/01/2016
Por Danielli Artigas de Oliveira
Com o volume de chuvas das últimas semanas, um problema que ocorreu há oito anos voltou a assustar alguns moradores do bairro Santa Rita. Cerca de dez metros de extensão da Rua André Firtz, asfaltada, desmoronou em questão de uma hora na terça-feira (12).
Maria Angela de Oliveira, uma das moradoras da casa que foi a maior prejudicada até agora, conta que o asfalto começou a rachar no domingo (10). Na noite de segunda-feira começou a desmoronar aos poucos e foi na terça-feira que, de repente, toda a rua em frente à casa dela desmoronou. Ela e seus familiares nem mesmo podem sair mais com o carro da casa.
A Defesa Civil de Campo Largo orientou a família a desocupar a casa, pois corre o risco de ceder ainda mais a terra e a casa vir a cair – até mesmo fez com que os familiares assinassem o documento de que eles estão cientes da gravidade. Nos fundos do terreno mora a filha de Maria, com o marido e um filho, então Maria e sua mãe agora passarão a morar com eles, provisoriamente, até que a situação seja resolvida.
Para evitar que a terra em frente à casa ficasse ainda mais úmida, foram colocadas lonas. Também foram acompanhar de perto o que estava acontecendo, na terça-feira, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Daily Reinke, e o secretário municipal de Viação e Obras, Luiz Cecato. Uma equipe da Defesa Civil do Paraná esteve na tarde desta quinta-feira (14) no local, analisando o problema e buscando uma solução. Até o fechamento da última edição a reportagem da Folha não teve retorno com as medidas que serão tomadas.
Moradores da região contaram que há oito anos parte da rua havia desmoronado e eles se mobilizaram para jogar terra e entulhos na região, o que até a última semana tinha resolvido o problema. Eles ainda solicitam desde então que seja feito aterramento, construam uma área de lazer e que realizem serviço de colocação de manilhas para evitar estes problemas, que causam um grande prejuízo a todos, além da preocupação do que pode vir a acontecer.
Foto de quando começou a desmoronar