Sexta-feira às 25 de Julho de 2025 às 11:18:17
Geral

Simulador

O simulador de direção dá noções reais de trânsito ao aluno que vai tirar a CNH. Uma aula prática que antes poderia ser motivo de nervosismo passa a ser um momento mais agradável, com oportunida

Simulador

01/09/2016

Por Danielli Artigas de Oliveira

O simulador de direção dá noções reais de trânsito ao aluno que vai tirar a Carteira de Habilitação categoria B. Em breve será obrigatório em todo o País e a Autoescola Direção já adquiriu o equipamento, pioneira na cidade. Uma aula prática que antes poderia ser motivo de nervosismo passa a ser um momento mais agradável, com oportunidade de aprendizado antes mesmo de ir às ruas.

Há um mês os alunos já estão fazendo as aulas no simulador, a princípio sem custo adicional, e estão sentindo mais tranquilidade e segurança para iniciar as aulas práticas após realizar as aulas no simulador. Ao todo serão cinco aulas no equipamento, com duração de 30 minutos, e depois mais 20 aulas no carro. Lucio Hoffmann Azevedo, proprietário da Autoescola Direção, explica que o simulador possui nove opções de aulas que podem ser  adequadas conforme a necessidade do aluno. “Simula chuva, dia, noite, neblina, transitar na rodovia, chega até a 100Km/h e diversas outras situações”, detalha.

O aluno entra em um protótipo de carro – com painel, pisca, marcha, freio de mão, volante, retrovisores, limpador de parabrisa, acelerador, freio e embreagem. Quando liga o simulador já  sente a vibração como em um veículo comum, precisa acelerar, frear, trocar de marcha, estar atento aos carros, fazer conversões, desviar buracos, entre outros. Também sente a sensação de freada, do volante puxar dependendo das condições da via. Os instrutores práticos já perceberam uma grande melhora nos alunos que fazem as cinco aulas iniciais no simulador.

Outra questão interessante é que as cinco aulas noturnas obrigatórias podem ser substituídas pelas cinco aulas no simulador, em qualquer horário do dia. “Isso irá até agilizar o processo para tirar a carteira”, diz Lucio.

As aulas são previamente programadas, bem didáticas e o aluno precisa seguir uma sequência orientada e direcionada pelo aparelho, além de ter sempre um instrutor acompanhando e orientando o desempenho do aluno. Uma das grandes vantagens, segundo Lúcio, é a questão psicológica. “O aluno fica mais tranquilo e assimila melhor a informação no simulador, pois sabe que está em ambiente seguro e não há fatores externos”. Após a aula, o próprio simulador emite um relatório com advertências e infrações que o motorista teria cometido se estivesse realmente dirigindo e o instrutor faz as considerações finais avaliando junto com o aluno o seu desempenho. “É uma ferramenta que ajuda bastante. Percebemos que as pessoas vão para as ruas já com alguma experiência, se sentindo mais seguras”, conclui Lucio.

A obrigatoriedade das aulas em simulador estava prevista para janeiro deste ano, segundo resolução do Contran, mas o Conselho prorrogou o prazo devido à demanda para produção dos equipamentos e adequação das autoescolas.

Mais informações: (41) 3292-1396 | Rua Marechal Deodoro nº 312, Campo Largo.