Sexta-feira às 25 de Julho de 2025 às 10:57:09
Geral

Câmeras e alarmes

Instalação de câmeras e alarmes são algumas das medidas para aumentar segurança em casa. Também é possível ter um controle com botão do pânico dentro do carro.

Câmeras e alarmes

09/09/2016

Por Danielli Artigas de Oliveira


A quantidade de assaltos todos os dias à mão armada tem assustado os campo-larguenses, que não sabem mais o que fazer para se protegerem. A situação tem causado até pânico em algumas pessoas, mas certas medidas podem inibir a ação de assaltantes e trazer mais segurança em casa e aos moradores.

Residências que são monitoradas por empresas de segurança têm uma menor incidência de assalto. É preciso tomar todos os cuidados possíveis para tentar evitar estas situações de violência.

Jani Otacilio Mendes, proprietário do Grupo Quality - com 20 anos de experiência na cidade, comenta que infelizmente tem aumentado o número das ocorrências, mas a instalação de câmeras e alarmes dificulta a ação dos assaltantes. Ele relata que antes aconteciam mais casos de arrombamentos, quando não havia ninguém em casa, mas hoje os assaltantes aproveitam para entrar junto com os moradores, diminuindo a possibilidade de reação. Em casos como este é possível ter no carro, por exemplo, um controle com botão do pânico, em que a pessoa já aciona a empresa de segurança responsável. Um botão do pânico também pode ser instalado dentro de casa.

Segundo Jani, a maior procura é por monitoramento de alarme. É possível a instalação de alarmes na área externa, que podem ficar acionados durante o dia quando a pessoa está em casa, e sensores na área interna, que são ligados quando os moradores vão dormir ou quando não tem ninguém em casa. Quando um alarme dispara, a Quality consegue acompanhar qual dos sensores foi disparado, sendo que quando é interno imediatamente a empresa entra em contato ou manda um segurança para o local. Em alguns casos já aciona a Polícia Militar.

Em algumas situações o alarme pode disparar sem que alguma pessoa tenha passado, no caso de vento forte, por exemplo. Mas sempre é recomendável deixar o alarme disparando e entrar em contato com a empresa para orientações. A transmissão do alarme para a empresa é via rádio, via GPRS e linha telefônica.

“O mais seguro é ter alarme com câmera porque em qualquer suspeita a pessoa e a empresa já têm acesso às imagens”, comenta Jani, que informa que há cerca de 1.800 chamados por mês para conferência da equipe da Quality nas casas, mas apenas 10 ou 15 são por tentativa de roubo. “Medidas de segurança evitam situações piores”, orienta.

A instalação de câmeras permite aos moradores maior tranquilidade para chegar em casa, pois podem acompanhar pelo celular se há presença de alguma pessoa ou carro estacionado próximo. As câmeras também são acionadas pela Quality quando há algum disparo de alarme.

Com algumas medidas preventivas os moradores têm possibilidade de ter uma reação antes de ser surpreendido pelos assaltantes. Para segurança de empresas, além destes serviços ainda é possível a contratação de vigilância armada. No caso de condomínios, podem ser contratados da Quality porteiros treinados, focados em segurança.

Mais informações: (41) 3392-1760
 

Dicas de segurança

1 - Sempre manter seu cadastro atualizado na central de monitoramento do Grupo Quality, qualquer alteração nos números de telefones de contato, e-mails e no layout interno do seu patrimônio deverá ser informado imediatamente através do telefone (41) 3392-1760 ou pelo e-mail atendimento@grupo-quality.com.
2 - Verificar regularmente a posição dos sensores (evitar que estejam voltados à parede).
3 - Testar regularmente os equipamentos de sua central de alarme: “AVISAR” a central do Grupo Quality, e em seguida ativar seu sistema e provocar disparo através da detecção de todos os sensores.
4 - Antes de ativar o sistema de alarme, confirmar se as portas e janelas estão fechadas, para evitar variações de temperatura e deslocamento de ar no patrimônio.
5 - Evite colocar objetos móveis em frente aos sensores internos e externos, tais como: plantas, roupas, cartazes, balões, etc. Também não deixe animais soltos dentro do patrimônio.
6 - Evite deixar as chaves nas portas ou próximo a elas.
7 – Não deixe luzes acesas durante o dia e também evite colocar cadeado do lado externo de portas e portões, pois indicam ausência de pessoas no imóvel
8 - Se precisar deixar as chaves do seu patrimônio com alguém só deixe com a pessoa que seja de sua absoluta confiança.
9 – evite deixar dinheiro e objetos de valor em casa, mesmo dentro de cofres. Prefira cofres de bancos.
10 - Ao se aproximar do seu patrimônio, principalmente no período da noite, observar se há alguém suspeito nas proximidades.
11 - Parar nas proximidades do seu patrimônio, acionar o portão eletrônico e esperar abrir completamente é uma maneira de observar se não há suspeitos que podem se aproximarem rapidamente.
12 - Sempre que possível, caso haja alguém no imóvel, ligue antes de chegar e se tiver um ponto de visão de alguma janela para a rua peça para a pessoa ficar na janela observando e com um telefone na mão. Tal procedimento sempre que possível deve ser adotado ao sair e ao chegar em casa.
13 - Jamais comente viagens prolongadas da família com pessoas estranhas.
14 - Comunique sempre todas as ausências curtas e prolongadas a sua empresa de segurança.
15 - Evite divulgar detalhes sobre passeios, viagens, festas, etc. em redes sociais.


FICA A DICA: O BANDIDO IRÁ SEMPRE PROCURAR O IMÓVEL QUE ESTIVER MAIS VULNERÁVEL, INCORPORANDO CUIDADOS SIMPLES NA ROTINA DIÁRIA, PODEM EVITAR PREJUIZOS MATERIAIS E PRINCIPLAMENTE EMOCIONAIS.