Sexta-feira às 25 de Julho de 2025 às 10:17:22
Geral

Espírito de Natal

Espírito natalino vai além dos enfeites, diz Cônego Ivanir Leonardi. Segundo ele, a época do Natal traz consigo o amor, a simplicidade e a intenção de tornar todos mais humanos.

Espírito de Natal

28/11/2016

Basta findar o mês de outubro que já se espalham pela cidade enfeites de Natal e Papais Noel, lembrando que as comemorações de final de ano já estão próximas. Porém, é geralmente nessa época, final de novembro, que realmente chega a admirável impressão que falta praticamente apenas um mês para 2017.

Tradicionalmente, existe uma data para o início da colocação de enfeites natalinos, essa adotada por alguns e desconhecida por muitos. O início do advento, comemorado quatro domingos antes do Natal, é adotado por muitas pessoas como o dia para montar a árvore de Natal e dispor enfeites pela casa. Este ano, a data foi este domingo (27) e servirá para lembrar que Jesus um dia veio como criança e em breve voltará para salvar os seus. O Cônego da Igreja Matriz de Campo Largo, Ivanir Leonardi, explica que essa é apenas uma tradição. “É pouco conhecido porque foi algo que começou ainda na década de 1970, e não é algo relativamente histórico. O símbolo, que é um sinal para nos lembrar de Deus, adotado para representar o Domingo do Advento, é uma coroa com quatro velas”, diz.

Ainda sobre os enfeites, de acordo com o Cônego, para a Igreja Católica Romana a representação mais importante do Natal é a confecção do Presépio. “Para os católicos, no Presépio está a maior representação do espírito do Natal. Um Presépio com o Menino Jesus, Maria, José, os Reis Magos, os animais que acolheram Jesus quando Ele nasceu, e a Estrela Guia, que levou os três Reis Magos até o local do Nascimento”, explica.

Segundo o padre, a árvore de Natal é de origem protestante. “Eles adotaram a árvore e a guirlanda para simbolizar o Natal porque não fazem uso de imagens, como no catolicismo. Quando essa forma de representação foi iniciada, ela não era feita com bolas brilhantes, mas sim com velas acesas. Hoje várias religiões, inclusive a Igreja Católica, também fazem a montagem da Árvore de Natal, que se tornou um dos principais marcos da data no mundo”, conta.

Porém, uma das maiores lições passadas pelo Cônego é sobre a representação do Natal na vida dos cristãos e como ela deve impactar na vida, a fim de gerar mudanças significativas. “Os enfeites natalinos são muito lindos, sempre são colocados com tanto capricho, mas será que eles realmente estão expondo a principal mensagem que o Natal traz? A época do Natal traz consigo o amor, a simplicidade e a intenção de tornar todos mais humanos. Só enfeites deixam o Natal vazio”, avisa.

O Cônego conta também que o ato de dar presentes vem dos três Reis Magos, que presentearam Jesus quando nasceu, com ouro, que é dado à um Rei; incenso, oferecido à Deus; e Mirra, uma espécie de anestésico, dado àquele que teria uma morte violenta. “Natal não é só dar ou receber presentes, e o significado está longe do consumismo. Jesus é o centro do Natal, nEle devemos nos inspirar, e nos tornar cada vez mais parecidos. É tempo de valorizar o núcleo familiar que está inserido, perdoar, reconciliar, ser solidário e ouvir o seu irmão”, explica.

Ele ainda incentiva a agir com a mesma pureza de uma criança, conforme a Bíblia Sagrada diz. “Jesus é Deus que se fez criança, pura. Portanto, deve-se diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, fumo, evitar as fofocas e os palavrões e ser mais acolhedor”, aconselha.

Porque 25 de dezembro?
Dia 25 de dezembro é uma data simbólica escolhida em Roma, principal cidade do Império Romano. A história diz que essa escolha foi feita em decorrência das comemorações ao deus Mitra, Deus do Sol, da luz e da divindade. Outra possibilidade é a comemoração do Natalis Solis Invictus, marcava a volta dos dias mais longos depois do solstício de inverno.
O fato é que a data de nascimento de Jesus não é exata, já que não existia nenhum tipo de registro de nascimento.

Retirada dos enfeites
A data tida como oficial para a retirada dos enfeites de Natal é no dia 06 de janeiro. “Essa é conhecida como a data estimada que os Reis Magos conseguiram chegar até Jesus, em Belém, e o conheceram”, explica o Cônego Ivanir.