Aqueles que passam pelas proximidades do Colégio Estadual Macedo Soares, logo notam as mudanças. A instituição recebeu uma nova pintura na fachada e também em seu interior, no pátio, quadra e salas
Aqueles que passam pela Rua Rui Barbosa ou pela Avenida Centenário, nas proximidades do Colégio Estadual Macedo Soares, logo notam as mudanças. A instituição recebeu uma nova pintura na fachada e também em seu interior, no pátio, quadra e salas de aula.
O efeito foi bastante positivo, pois há algum tempo pais, comerciantes, colaboradores e até mesmo alunos reclamavam da aparência do colégio. “Quase diariamente eu tinha que chegar mais cedo na escola ou parar o meu trabalho para realizar pequenos reparos na pintura da fachada e internamente no colégio. Algumas pessoas pichavam xingamentos e faziam desenhos obscenos sobre as pinturas que estampavam os muros. Foi aproveitado inclusive para fazer algumas reformas nas paredes que apresentavam rachaduras, tornando o ambiente, além de mais bonito, seguro”, explica a diretora do C.E.Macedo Soares, Romana Morais.
A pintura foi feita com recursos vindos do Estado do Paraná para pintura nas escolas e começaram há cerca de 30 dias. Ainda estão sendo feitas pinturas para acabamentos no muro da Rua XV de Novembro e a Polícia Militar já foi acionada para patrulhas na região, visando coibir a ação de pichadores na região. De acordo com o artigo 6º, da Lei nº 12.408/2011, “Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa”.
Ela diz ainda que enfatiza a apreciação do trabalho dos artistas locais, porém era necessário fazer essa reforma. “No futuro podemos abrir o espaço para realização de pinturas artísticas, como já foi sugerido pelos próprios alunos nos pontos turísticos da cidade. O prédio é centenário e precisamos conservá-lo o máximo possível, por isso resolvemos fazer essa transformação”, revela.