Mesmo sem a necessidade de formação de filas pela madrugada, usuários da unidade continuam procurando a UBS antes de amanhecer
No dia 15 de abril deste ano, a Prefeitura de Campo Largo inaugurava a recém reformada Unidade Básica de Saúde – Centro, que funciona no antigo prédio do NIS III e passou a levar o nome do médico Dante Antônio Portugal Castgnolli. A reforma custou R$ 177.370,97 e passou a atender em um novo tipo de formato, visando o acolhimento do paciente e o encaminhamento ao atendimento necessário. A UBS Centro visa atender toda a população da região central, estimada entre 25 e 30 mil pessoas, e realiza cerca de 300 atendimentos/dia em todas as áreas de serviço.
Assim como é feito nas demais UBSs espalhadas por todo o município, a UBS Centro atende a população com profissionais da Atenção Primária, médicos especializados em Estratégia em Saúde da Família, sendo capacitados para atenderem desde crianças até idosos.
Essas reformas trouxeram também a implantação de um sistema novo, conforme protocolo do Ministério da Saúde, que aos poucos chegará às demais UBSs, no qual o cidadão não é atendido por ordem de chegada, mas de acordo com o seu quadro clínico. Assim, todos aqueles que procurarem a Unidade para atendimento passarão pelo acolhimento da equipe de enfermagem e serão encaminhados, quando necessário, à consulta com o médico clínico. É importante ressaltar que não há distribuição de senhas para demanda espontânea, no período da manhã, como acontecia antigamente e à tarde continua o agendamento das consultas dos programas para hipertensos, diabéticos, idosos, gestantes e de saúde mental.
Porém, apesar da divulgação desse novo sistema, muitos cidadãos continuam a enfrentar as madrugadas para tentar “garantir” suas consultas médicas, como era feito antigamente. A Folha conversou com a equipe da Secretaria de Saúde que reforçou que neste novo sistema, 100% da demanda do dia é atendida pela equipe de Enfermagem, que realiza uma consulta prévia, buscando informações sobre as queixas que o levaram a procurar a UBS, identificando previamente os casos e realizando uma classificação. A equipe ressalta que as enfermeiras das UBSs são todas capacitadas para realizarem o trabalho, bem como realizar a leitura da Carteira de Vacinação, ou instruções alimentares, que são bastante comuns também, por exemplo.
Dentro da UBS Centro, há três equipes multidisciplinares, compostas de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente de saúde, que são subdivididas para atendimentos aos bairros, criando a possibilidade do atendimento domiciliar em algumas situações. A Unidade ainda é equipada com profissionais de Fisioterapia e Fonoaudiologia, que recebem pacientes encaminhados, bem como duas salas de vacinação.
O ideal é que cada cidadão busque saber qual a UBS mais próxima da sua residência para receber o atendimento, evitando assim que aconteça uma sobrecarga no atendimento em determinadas Unidades.
Ressalta-se durante a conversa, ainda, que a UBS tem a função de acompanhar todo o desenvolvimento da vida do cidadão, desde o pré-natal da gestante, passando pela fase de bebê, criança, adolescente, adulto e a terceira idade. Com o acompanhamento nas unidades, é possível que os médicos, quando houver consulta, consigam saber por meio do prontuário o histórico da saúde do paciente, facilitando no diagnóstico e do tratamento que será recomendado a ele. Além disso, o Centro Médico Hospitalar (CMH) atende casos de urgência e emergência, como suspeita de AVC, fratura, infarto, entre outras. Para casos de febre alta, por exemplo, recomenda-se o atendimento na UBS.
Pediatria
A Secretaria esclarece ainda que a Saúde dispõe de médicos pediatras, mas que estes realizam atendimento quando a criança precisa de uma atenção especial. Dispõe de médicos pediatras em suas unidades: UBS Águas Claras, UBS Bateias, UBS Botiatuva, Centro de Saúde, UBS Ferraria, UBS Itaboa, UBS Jardim Guarany, UBS Rivabem e UBS Vila Glória. Os pacientes das unidades Caratuva, Cercadinho e Rondinha são encaminhados para a UBS Ferraria, da UBS Fazendinha para a UBS Bateias e das unidades Itambezinho, Santa Cruz, São Pedro, São Silvestre e Três Córregos (interior) encaminhados para o Centro.