Quinta-feira às 08 de Maio de 2025 às 11:18:42
Geral

Campo-larguenses registaram 1.532 reclamações sobre qualidade de internet e telefonia em 2019

Uma reclamação frequente e que dura muitos anos é sobre a qualidade da internet, da telefonia e o alcance que ambas têm dentro de Campo Largo

Campo-larguenses registaram 1.532 reclamações sobre qualidade de internet e telefonia em 2019

Uma reclamação frequente e que dura muitos anos é sobre a qualidade da internet, da telefonia e o alcance que ambas têm dentro de Campo Largo. Em regiões como Bateias não há sinal de celular com qualidade, bem como outros bairros, que dependendo da área, também não funcionam. Há bairros não muito distantes da região central, por exemplo, que não são possíveis instalações de internet, pois não há caixa próxima ou não conseguem entregar a velocidade contratada, o que seria prejudicial ao consumidor.

A Folha de Campo Largo conversou com um profissional do site Podecomparar, que explicou algumas das situações e atitudes para melhorar a conexão da internet fixa e móvel na cidade. Segundo a instituição, no ano passado a Anatel recebeu 1.532 reclamações de Campo Largo sobre os serviços de telecomunicações, sendo detectado por eles que a conexão com a internet nem sempre é eficiente, principalmente quando há fortes chuvas ou tempestades. “Nos bairros, como Bateias, é difícil entender por quê a conexão com a internet (fixa e móvel) é tão ruim.

Contudo, nem sempre é um assunto de infraestrutura, pois existem outras localidades, mais desenvolvidas, onde também não é possível ter uma conexão de internet estável”, responderam.

Eles orientam para que caso a situação esteja muito ruim e perceba que seja necessário registrar uma reclamação, é importante procurar a Anatel, responsável pela supervisão de todos os serviços ligados à telecomunicações no país. Para fazer uma reclamação na Anatel, é preciso que o consumidor entre em contato com a operadora contratada e anote o protocolo de atendimento da reclamação realizada. Em seguida, entre em contato com a Anatel, ligando para o número 1331 ou pelo aplicativo Anatel Consumidor e registre sua reclamação. É sempre importante anotar o número da solicitação e guardá-lo, para que, se necessário, possa dar andamento à reclamação.

A resposta é enviada em até cinco dias úteis, mas é possível que o consumidor acompanhe a solicitação efetiva via aplicativo ou telefone – digitando o número da solicitação. Caso a resposta da operadora não seja suficiente, o usuário tem até 15 dias para reabrir a reclamação da Anatel
Os canais de atendimento das operadoras de internet e celular de Campo Largo estão disponíveis no site https://podecomparar.com.br/telecom/operadoras.

Como melhorar a internet?
O site também deu orientações sobre como tentar melhorar a internet que está conectada diretamente ao computador. O primeiro passo é a verificação do roteador, que pode apresentar falhas no seu funcionamento. “Verifique que as luzes de conexão com a internet estão acesas e que nada está impedindo o funcionamento do roteador. O segundo passo é comprovar o computador, pois muitos laptops têm um pequeno botão para ativar a conexão com o wi-fi, se esse botão estiver apagado, isso significa que sua internet não está funcionando”, orienta.
O terceito passo é checar as propriedades de conexão e DNS; se após realizar estes passos o problema persiste, é recomendado consultar as propriedades da conexão, seguindo no Windows: Início > Painel de Controle > Redes e Internet > Centro de redes e recursos compartilhados > Alterar configuração do adaptador.

Vale lembrar que os programas P2P podem bloquear momentaneamente o acesso à Internet e, por isso, é importante fechar estes programas no dispositivo ou em qualquer outro dispositivo que esteja utilizando a rede e reiniciar o sistema.

Caso a internet utilizada seja a móvel, é importante evitar downloads e site pesados, fechar os aplicativos que não estiverem sendo usados, pois isso pode consumir internet do celular e deixar a conexão mais lenta. Além disso, habitualmente é importante limpar o cache do celular no menu Configurações e usar o wi-fi sempre que possível, para não usar sua conexão 3G ou 4G. Mas lembre-se de ter cuidado ao acessar internet de locais públicos, como shoppings, por exemplo.
Caso não tenha nenhum resultado positivo seguindo essas dicas, será necessário realizar uma reclamação na Anatel e na Ouvidoria da sua operadora.

Como pedir internet de fibra óptica?
Segundo o Podecomparar, para saber se na rua possui o cabeamento de fibra óptica é preciso consultar a cobertura das operadoras que atendem a cidade. Depois de consultar a cobertura, é possível solicitar para a operadora escolhida a instalação na casa, e se necessário, na rua também.

Para realizar a instalação é importante saber que pode levar um tempo para a empresa organizar a instalação. Mesmo assim, o cliente poderá seguir utilizando a internet de ADSL até o fim do processo.

Caso o local não possua internet via ADSL, o processo pode ser ainda mais lento. Assim, será preciso encontrar uma operadora que tenha o interesse em instalar o cabeamento na região e aguardar. Porém, existem outras modalidades de internet disponível, que podem ter um processo mais rápido.