Quarta-feira às 07 de Maio de 2025 às 04:25:58
Geral

Aulas da rede municipal são retomadas de modo não presencial

Foi publicado o Decreto Municipal Nº 129/2020 para o estabelecimento do regime especial para as atividades escolares não presenciais que serão realizadas em toda a rede Municipal de Ensino.

Aulas da rede municipal são  retomadas de modo não presencial

Foi publicado no início desta semana o Decreto Municipal Nº 129/2020 para o estabelecimento do regime especial para as atividades escolares não presenciais que serão realizadas em toda a rede Municipal de Ensino, incluindo Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. A necessidade do decreto vem da suspensão das aulas desde o último dia 18 de março, por conta do novo Coronavírus. O período de 18/03/2020 a 31/03/2020 será considerado como antecipação do recesso escolar do mês de julho e o calendário escolar será reorganizado após o retorno das aulas presenciais, com o propósito de terminar o ano letivo em 2020.

“O ensino não presencial, que está sendo praticado desde o dia 04, atenderá aproximadamente 14 mil alunos pertencentes à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Salas de Recursos Multifuncionais, Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos. Saliento que não há previsão de retorno das aulas presenciais “, explica a secretária da pasta, Dorotéa Stoco.
O decreto leva em consideração as últimas determinações da Secretaria de Saúde, bem como as legislações pertinentes à Educação Escolar. Dorotéa esclarece que todas as orientações repassadas aos gestores buscaram levar em consideração a autonomia de cada entidade, sua localização e as facilidades ou dificuldades para atender os alunos. “Cabe a cada instituição estabelecer a melhor forma de ofertar as atividades. O encaminhamento metodológico será feito junto aos profissionais, com atividades de estudos não presenciais”, considera.

Os profissionais da Educação poderão fazer uso de recursos como material impresso, estudos dirigidos, quizzes, correio eletrônico, redes sociais, chats, fóruns, diário eletrônico, videoaulas em TV aberta - essas oportunizadas pelo Governo do Estado do Paraná -, ligações, videochamadas, entre outros, desde que respeitem a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular do Paraná e a Proposta Pedagógica Municipal. As formações continuadas para os profissionais da educação acontecerão  em  sistema  online, previstas em  cronograma  específico  do  ano em curso, conforme a modalidade de ensino.

Família participativa
Cada escola organizou um cronograma com as ações pedagógicas para o contato com os pais. Ressalta que é de suma importância a participação dos pais nesse período na vida escolar dos seus filhos, e que o retorno dessas atividades será o que vai validar o ano letivo. “Caso o contato ainda não tenha acontecido, os pais devem procurar a escola onde seus filhos estudam. Neste momento, as atividades, além do ensino, atuarão no fortalecimento dos laços familiares. Podemos criar momentos especiais meio às dificuldades e transformar em engajamento entre escola e família para fazer o melhor pelas nossas crianças”, conclui.

Adesão expressiva na educação
a distância do Estado do Paraná

O Governo do Estado avaliou e constatou números positivos no sistema de Educação a Distância (EaD), implantado por conta do Covid-19. Até o momento, 402 mil alunos e 41 mil professores da rede estadual já se cadastraram e acessaram o Google Classroom, principal ferramenta do modelo de ensino. O canal do YouTube, com aulas em vídeo, contabiliza mais de 10 milhões de visualizações.

Além disso, foram 800 mil downloads do aplicativo Aula Paraná e a transmissão do conteúdo em TV aberta. Na avaliação da Secretaria de Educação do Estado e do governador Ratinho Junior, “os números comprovam que a medida é eficiente”. 
Para fornecer um ensino de qualidade, o Estado está em sempre em busca de novas tecnologias e os programas e as ações estão em constante avaliação, para aprimoramento técnico e pedagógico. O aluno do estado consegue acessar o Classroom por meio do aplicativo Aula Paraná, sem consumir seus dados.

A Secretaria oferece em seu site tutoriais que explicam como acessar e usar todos os dispositivos eletrônicos que estão transmitindo as aulas. A medida faz com que um milhão de alunos da rede não tenham seu processo de ensino e aprendizagem. Sem o EaD haveria necessidade de um longo período de reposição presencial, comprometendo não apenas o calendário de 2020, mas possivelmente também dos dois anos seguintes.