Quarta-feira às 07 de Maio de 2025 às 11:19:47
Geral

SOS 4 Patas continua realizando resgate apesar da dificuldade financeira

Atuando há nove anos em Campo Largo, a ONG SOS 4 Patas dedica-se no resgate de animais abandonados ou que estão sofrendo maus trados de seus donos, e já recolheu e conseguiu realizar doações conscientes de milhares

SOS 4 Patas continua realizando resgate apesar da dificuldade financeira


Atuando há nove anos em Campo Largo, a ONG SOS 4 Patas dedica-se no resgate de animais abandonados ou que estão sofrendo maus trados de seus donos, e já recolheu e conseguiu realizar doações conscientes de milhares de cães e gatos. Entretanto, com a crise financeira, que acabou sendo gerada pelo Coronavírus, a instituição acabou vendo as doações caírem, além da impossibilidade de realizar bazares e festival de prêmios, que auxiliava nas custas de clínicas veterinárias, hotéis para animais, medicamentos, exames e outros.

“As doações diminuíram bastante - o número de doações mensais caíram pela metade praticamente - e os resgates aumentaram muito depois do início da pandemia. Nós resgatamos alguns cães em canil clandestino, muitos filhotes e cadelas prenhas, além de gatos e a crueldade com os animais que acabamos nos deparando nestas últimas semanas. Está uma situação bem difícil para nós, estamos com dívidas por conta de animais que precisaram passar por tratamentos médicos e também que estão em hotéis, mas ainda assim perseveramos no trabalho e continuamos com os resgates”, explica Mariane Mazzon, voluntária da ONG.

Ela segue explicando que a SOS 4 Patas estava com todos os eventos, como festival de prêmios e bazar, já preparados para serem realizados, literalmente “com tudo pronto”, porém agora estão buscando alternativas para conseguir aumentar essa verba, como o apadrinhamento dos animais, venda de rifas e arrecadação de itens para bazar online.
“Na nossa condição atual, não podemos mais resgatar animais, porém continuamos pegando filhotes, pois se ficarem na rua abandonados podem morrer, cachorra no cio, acidentados, doentes, cegos, animais em situação de denúncia de maus tratos, não temos como não atender, vamos realizando os procedimentos conforme possível”, retrata.

Aumento do abandono e adoção consciente
Mariane conta que foi notório o aumento no número de abandono de animais em toda a cidade. Anterior à pandemia, percebia que a taxa de abandono era maior em alguns bairros, se comparado a outros, porém agora isso acontece em regiões variadas. “Nesta semana nós resgatamos animais no Bela Vista, também próximo da BR-277, Populares e muitos outros locais. Antes nós víamos muitas situações de abandono nos bairros mais carentes, hoje, infelizmente eles acontecem em todos os bairros”, revela.

Uma das formas de ajudar é realizando a adoção consciente. Hoje a ONG está com mais de 180 animais resgatados, porém, grande parte deles está em processo judicial por conta de maus tratos, então não podem ser adotados, então, 80 desses animais estão disponíveis para encontrar um novo lar.

Vale ressaltar que a adoção consciente inclui o cuidado com o animal, proporcionando a ele, além do carinho e do amor, deve-se considerar que é um compromisso assumido pelo resto da vida do animal, proporcionando a ele alimentação, visitas anuais ao veterinário, espaço para que ele possa se locomover, entre outros. Outro ponto sempre abordado pelos voluntários que realizam resgates e médicos veterinários é que a adoção consciente é uma decisão tomada por toda a família em conjunto, que deve considerar seus hábitos (como viagens e passeios), saúde dos membros (por conta de alergias), e caso presenteie uma criança, verifique se ela tem idade suficiente para arcar com as responsabilidades necessárias para cuidar de um animal.

Como ajudar o SOS?
A ONG SOS 4 Patas dispõe de canais para que mais pessoas possam ajudar com a causa.  Podem ser realizadas doações de rações das marcas Special Dog, Grand Plus e Golden, nos seguintes postos de coleta: Pet Shop K8, Clínica Veterinária Campo Largo, Solumedi, Influx e Clínica Maisonpet.

Doações em dinheiro por meio do Pic Pay @mariane.mazzon, Caixa Econômica Federal agência 3493, conta poupança 826-7, op 013, CPF 076.529.229-76 em nome de Mariane Mazzon ou pelo Nubank ag 0001, conta 15196041-5.

Informações sobre o trabalho realizado pela SOS 4 Patas pelo Instagram @sos4patascampolargo e para informações sobre adoções ou denúncias de abandono pelo telefone (41) 98729-2170.