Sexta-feira às 18 de Julho de 2025 às 12:26:07
Geral

Evento automobilístico de subida da montanha leva milhares de pessoas à Estrada da Itambé

No total, 37 experientes pilotos participaram do evento, dividido em seis categorias, e aproximadamente seis mil pessoas compareceram para assistir à competição

Evento automobilístico de subida da montanha  leva milhares de pessoas à Estrada da Itambé

Aconteceu neste domingo (20) o evento automobilístico 1ª Subida da Montanha Friends HillClimb – Edição Itambé, promovido pelo Friends TrackDay, que acumula 11 anos de experiência no automobilismo. No total, 37 experientes pilotos participaram do evento, dividido em seis categorias, e aproximadamente seis mil pessoas compareceram para assistir à competição.

“Contamos com uma participação muito grande dos campo-larguenses e somos gratos pelo nosso público. Vimos milhares de pessoas que encontraram um local para se instalarem e assistirem às corridas com suas famílias, se divertindo, o que era a nossa intenção. Inclusive o piloto Alain Dubois, que está acostumado a competir em São Paulo e Minas Gerais, comentou que nunca havia visto um público tão grande quanto este”, contam os organizadores do evento, Rafael Alexandre Rabitz e João Paulo Wodiani Siqueira.

Questionados sobre quais são as regras da prova realizada na Estrada da Itambé, eles esclarecem que se tratou de uma corrida contra o relógio, com três subidas por piloto, que não chegam a ultrapassar um ao outro, principalmente por questões de segurança. A cada dois minutos acontece a largada de um piloto da categoria e o que conta é o tempo realizado na prova. Este tempo é cronometrado via satélite para maior precisão. Eles comentam que as provas de subida da montanha são uma das mais antigas realizadas no automobilismo e populares na Europa e Estados Unidos.

Para que os pilotos pudessem participar era necessário que fossem profissionais, experientes e obrigatoriamente filiados Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), órgão máximo no Brasil do automobilismo. Inclusive, a organização do evento tinha alvará da CBA para a realização do evento.

A Estrada da Itambé ficou interditada – com a devida autorização e sob supervisão da Polícia Militar e Guarda Municipal - das 08 às 17 horas. Entre as baterias de prova, era possível que moradores com carros de passeio passassem pela região no intervalo de 30 minutos.

A prova

Confira a classificação dos três primeiros colocados em cada categoria.

Na categoria Street Aspro, o primeiro colocado foi Tacito Monteiro - Porsche Cayman GTS (02:53,80), segundo lugar ficou com Eduardo Cenci - Subaru BRZ (02:58,80) e o terceiro com Gustavo Zavatti Barbosa - Honda Civic DX (03:04,70).

Na categoria Street Turbo o primeiro lugar foi do Ronaldo Felipe Lima - Audi S3 (02:52,20), segundo do Daniel Machado - Honda Civic Type R (02:53,60) e terceiro do Plautos Lins - Mini Cooper S (02:56,50).

Na categoria Pro Stock Aspro, a primeira posição ficou com Rafael Pombo - Renault Sandero RS Rally (03:04,30), o segundo lugar com João Vitor Dorigon - Chevrolet Kadett GSI (03:04,70) e o terceiro com Maikel Ramos dos Santos - Volkswagen Gol "Copa Marcas" (03:06,90).

Já na categoria Pro Stock Turbo, o primeiro lugar foi do piloto Michel Moro - Subaru WRX "Killer" (02:48,70), o segundo do Gustavo Vicentin - Mitsubishi Lancer Evo X (02:58,60) e o terceiro com Leonardo Simões - Volkswagen Golf GTI (03:01,50).

Na categoria Extreme, o primeiro colocado foi Fábio Baggio - BMW 325 "Turbo Widetrack" (02:55,30), em segundo Alain Dubois - Peugeot 207 XRC V6 (03:11,70).

Leão da Montanha - The King, com os melhores tempos do Friends HillClimb foram  Michel Moro - Subaru WRX "Killer" (02:48,70), em segundo Ronaldo Felipe Lima - Audi S3 (02:52,20) e em terceiro Daniel Machado - Honda Civic Type R (02:53,60).

 

Planejamento antecipado

O evento vem sendo pensado há pelo menos um ano, pois, conforme os organizadores, há uma série de etapas a serem cumpridas para garantir a segurança dos pilotos, público e equipe. Eles contaram com o apoio do Grupo The Rachers, que atuou voluntariamente no evento.

A corrida contava com uma brigada de incêndio a cada quilômetro da pista em que aconteceram as corridas, resgate de duas ambulâncias – inclusive uma UTI Móvel – e um veículo de resgate bem estruturado, para atender às demandas existentes. No total, foram 25 staffs que atuaram na organização, além dos voluntários que ajudaram durante todo o evento.

Para o público, instruções a cerca do comportamento – o que pode ou não pode fazer durante a prova – foi publicado pelo grupo, bem como uma cartilha com as melhores áreas para assistir e locais onde não seria permitido ficar, entre outras instruções.

“Temos que agradecer à Prefeitura de Campo Largo, Guarda Municipal e Polícia Militar pelo apoio prestado, para que este evento pudesse ser realizado da melhor forma possível. Também agradecemos aos nossos patrocinadores e ao público. Tivemos muitos feedbacks positivos, muita gente elogiou o evento”, ressaltam.

O evento teve entrada franca, mas era possível realizar doações via pix para ajudar nos custos da prova.

Os próximos eventos serão divulgados diretamente nas redes sociais da organização, Instagram @friendstrackday e no site www.friendstrackday.com.br.

A Folha complementa que não divulgou antecipadamente o evento por não ter sido informada do mesmo e segundo a organização o motivo é para também não atrair um número maior do que se pode comportar no local, até mesmo por segurança.